Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2007 - 18h32

Polícia uruguaia bloqueia protestos em local que receberá Bush

Publicidade

da Ansa, em Montevidéo

A polícia desviou nesta sexta-feira um grupo de manifestantes que tentava chegar à estância de Anchorena, a 200 km a oeste de Montevidéu, para protestar contra a presença do presidente norte-americano, George W. Bush, que se reunirá no sábado no local com o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez.

Irma Leites, dirigente da organização Memória e Justiça, que participou da mobilização, declarou em entrevista à ANSA: "Fizemos um ato de repúdio a Bush no meio do nada, muito longe de Anchorena".

Os manifestantes partiram na terça-feira a pé desde Montevidéu para tentar chegar "o mais perto possível da estância", segundo os organizadores da marcha.

Outros manifestantes se juntaram ao grupo no caminho, entre eles Leites, que estimou que cerca de 400 ativistas participaram do protesto. Ela explicou que a marcha foi bloqueada por patrulheiros policiais e desviada para outras rotas.

"Finalmente nos bloquearam e fizemos um ato de protesto antes de voltar a Montevidéu", afirmou Leites, que condenou o desvio policial, que impediu que se juntassem a eles "companheiros de Colonia, que nos esperavam no caminho".

Em Montevidéu, foram realizadas hoje duas mobilizações de protesto contra a visita de Bush, uma delas convocada pela central operária PIT-CNT junto com organizações sociais e setores do partido governista Frente Ampla e outra organizada por uma Coordenadoria Antiimperialista, à qual aderiram pequenos partidos de esquerda e uma delegação argentina de Quebracho.

Um ato de apoio à visita do presidente norte-americano, convocado no Obelisco de Montevidéu por um grupo de moradores da cidade, foi suspenso porque ninguém compareceu.

Bush deve chegar ao Uruguai dentro de algumas horas e deixará o país na manhã de domingo.

Leia mais
  • Manifestação anti-Bush termina e avenida Paulista é liberada
  • Manifestantes protestam no país contra Bush; cinco ficam feridos em SP
  • Chávez lidera ato contra Bush na Argentina
  • Chegada de Bush altera rotina de hotel em SP; Exército vistoria região
  • Segurança de Bush envolve vigilância e acompanhamento de troca de lençóis

    Especial
  • Ao vivo: confira em tempo real a movimentação envolvendo a chegada de Bush
  • Leia cobertura completa sobre a visita de Bush ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página