Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2007 - 10h42

Primeiro-ministro australiano faz visita-surpresa ao Iraque

Publicidade

da France Presse, em Bagdá
com Efe

O primeiro-ministro conservador australiano, John Howard, chegou neste sábado ao Iraque para uma visita-surpresa durante a qual passará as tropas da Austrália em revista e se reunirá com seu colega iraquiano Nuri al Maliki, informaram fontes de sua comitiva.

Ross Setford/AP
Primeiro-ministro australiano, John Howard, faz vista-surpresa ao Iraque neste sábado
Primeiro-ministro australiano, John Howard, faz vista-surpresa ao Iraque neste sábado
Em sua chegada ao aeroporto de Bagdá, Howard conversou com soldados do contingente australiano. Nesta tarde, ele deverá se reunir com o primeiro-ministro iraquiano, com quem concederá em seguida uma entrevista coletiva à imprensa.

A presença militar australiana no Iraque é a terceira maior entre as de países estrangeiros, menor apenas que a dos Estados Unidos e a do Reino Unido.

A Austrália, um forte aliado dos EUA que enviou tropas ao Iraque desde o princípio da invasão, se comprometeu recentemente a enviar entre 50 e 70 novos instrutores e a manter seus 900 soldados no país árabe, 550 deles em Tallil, no sul do país.

Na quinta-feira, Howard já tinha feito uma visita-surpresa às tropas de seu país no Afeganistão, onde anunciou que a Austrália está disposta a enviar mais soldados para lutar contra a insurgência talibã, que recupera posições.

O primeiro-ministro visitou os soldados estabelecidos em Tirin Kot, a capital da província de Uruzgan, no sul do país, e depois se reuniu com o presidente afegão, Hamid Karzai.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre John Howard
  • Leia o que já foi publicado sobre a Austrália no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página