Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2007 - 18h58

Venezuela e Irã querem criar "Opep do gás"

Publicidade

da France Presse, em Doha
da Folha Online

Venezuela e Irã anunciaram neste domingo o projeto de criar um cartel para defender os interesses dos países exportadores de gás, nos moldes da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

"Estamos aqui para apoiar uma Opep do gás. É uma boa idéia", declarou o ministro venezuelano da Energia, Rafael Ramírez, ao chegar a Doha para o FPEG (Fórum de Países Exportadores de Gás), que começa nesta segunda-feira (9).

Para o ministro iraniano do Petróleo, Kazem Vaziri Hamaneh, a criação de uma "Opep do gás" reforçaria o Fórum. "Nós também pensamos que se o Fórum avançar nesta direção [para a criação do cartel], será reforçado".

Hamaneh afirmou que outros ministros que participarão do Fórum são igualmente favoráveis ao projeto. Os dois ministros ressaltaram que o anúncio da criação do cartel não deve ser feito em Doha.

Ramírez minimizou a oposição dos países ocidentais à formação de um novo cartel. "Os países consumidores estão sempre contra os nossos interesses, mas precisamos defendê-los", disse.

Já o ministro egípcio de Energia, Sameh Fahmi, avaliou que a criação de "uma Opep do Gás" não é uma boa idéia "no atual estado das coisas".

A idéia de uma "Opep do gás" foi levantada nas últimas semanas, especialmente pelo Irã, um dos 15 membros do Fórum.

Criado em 2001 como uma estrutura informal, o FPEG reúne os cinco maiores produtores do mundo --Rússia, Irã, Qatar, Venezuela e Argélia--, que somam 42% da produção e controlam 73% das reservas mundiais de gás.

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina , Néstor Kirchner, criaram em março deste ano a chamada Organização dos Países Produtores e Exportadores de Gás do Sul (Opegasur, na sigla em espanhol), que já conta com a adesão da Bolívia.

Leia mais
  • Ladrões ferem juíza brasileira no Timor Leste
  • Bagdá decreta toque de recolher em aniversário da queda de Saddam
  • Vazamento de gás intoxica quase 60 em hotel na França
  • Clérigo xiita pede fim de conflitos com Exército no Iraque
  • Papa Bento 16 lamenta violência no Iraque em mensagem de Páscoa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Opep
  • Leia o que já foi publicado sobre o gás natural
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página