Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2007 - 08h18

Irã diz que vê ponto de vista comum com UE em questão nuclear

Publicidade

da Efe, em Ancara

O negociador-chefe do Irã para assuntos nucleares, Ali Larijani, disse nesta quinta-feira em Ancara à imprensa que o seu país e a União Européia (UE) estão dando passos rumo a um "ponto de vista comum" sobre a polêmica em torno do programa de energia atômica iraniano.

O iraniano se reuniu pelo segundo dia consecutivo com o responsável pela política externa da UE, Javier Solana, que confirmou que houve "avanços", mas alertou que "não há milagres".

O negociar iraniano afirmou à imprensa que as reuniões mantidas até agora com Solana em Ancara estão sendo "boas e positivas".

"Trocamos algumas idéias. Vamos continuar as conversas após esta entrevista. A reunião aproximou as duas partes. Demos grandes passos rumo a pontos de vista comuns. A melhor maneira de solucionar o problema é pela diplomacia, baseada nas regras e tratados internacionais", disse Larijani.

Solana também avaliou que houve avanços nas reuniões de ontem e hoje. Mas "isto não pode ser considerado o início de negociações formais, apenas os preparativos" para futuros encontros. "Antes de deixarmos Ancara, vamos preparar a próxima reunião", acrescentou.

Solana e Larijani se reunirão nesta quinta-feira novamente em Ancara.

Os dois não disseram quando e onde serão os próximos encontros.

O objetivo das conversas é solucionai o impasse nuclear entre o Irã e a comunidade internacional.

O Conselho de Segurança da ONU exige a suspensão do programa de enriquecimento de urânio iraniano. Mas o Irã rejeita a exigência, apesar das sanções diplomáticas impostas pela ONU.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o programa nuclear iraniano
  • Leia o que já foi publicado sobre o Irã
  • Leia o que já foi publicado sobre Ali Larijani
  • Leia o que já foi publicado sobre a UE
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página