Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2000 - 15h35

Áustria inaugura 1º monumento lembrando o Holocausto

Publicidade

da Reuters
Em Viena (Áustria)

O primeiro monumento austríaco ao Holocausto foi inaugurado hoje em Viena, na Áustria, a fim de lembrar o país sobre a campanha de extermínio de judeus levada a cabo por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Em uma cerimônia da qual participaram centenas de pessoas, o veterano caçador de nazistas Simon Wiesenthal afirmou que o monumento, feito pela artista britânica Rachel Whiteread, denunciava os crimes nazistas.

"É um monumento que honra os mortos ao mesmo tempo em que condena clara e veementemente os nazistas", disse.

Wiesenthal, de 91 anos, deu início ao memorial seis anos atrás a fim de lembrar a morte dos 65 mil judeus austríacos no Holocausto.

A obra de Whiteread, batizada de "Biblioteca sem Nome", é um bloco de concreto erguido na Judenplatz (praça dos judeus), em Viena, antigamente um foco da comunidade judia na cidade.

Aparecem prateleiras de livros com suas lombadas viradas para dentro, limitando um espaço interior inacessível.

"A biblioteca virada do avesso é um símbolo da perda e do vazio que o horror do Holocausto atirou sobre a civilização e a cultura da Europa", disse Michael Haeupl, prefeito de Viena e um dos patrocinadores do monumento.

Haeupl, um social-democrata, recusou-se a convidar para a cerimônia ministros do atual governo do país, do qual participa o Partido da Liberdade, de extrema direita.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página