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25/10/2000 - 21h15

Conheça o Ilyushin IL-18

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MARCOS RESENDE*
especial para a Folha Online

Reprodução

Ilyushin IL-18


O Ilyushin IL-18, aeronave de transporte soviética, voou pela primeira vez em julho de 1957. Foi o primeiro de uma nova geração de aviões projetados após a II Guerra, para atender aos requisitos da empresa estatal de transporte aéreo soviética Aeroflot, e aproveitava as vantagens das novas tecnologias da época, como motores turbo-hélice. A aeronave é um quadrimotor, turbo-hélice, de asa baixa, pressurizado.

Um avião mais conhecido dos brasileiros que serve como referência é o Lockheed Electra, usado pela Varig na ponte aérea Rio-São Paulo até alguns anos. O IL-18 tem uma configuração semelhante.

O modelo IL-18B, equipado com motores Ivchenko AI-20 no lugar dos Kuznetsov NK-4 das primeiras aeronaves, foi a primeira versão a ser produzida em massa, configurada para transportar 84 passageiros. O avião logo se tornou o "pau para toda obra" da Aeroflot, complementando as linhas dos jatos Tupolev TU-104, que eram usados em rotas de maior prestígio, domésticas e internacionais.

Outras versões foram desenvolvidas, sendo a última conhecida como IL-18Ye, equipada com motores mais fortes AI-20K, maior autonomia e capacidade de transportar até 122 passageiros.

Os IL-18 foram largamente exportados para diversos países que faziam parte da esfera de influência da antiga União Soviética. Entre 700 e 800 exemplares do IL-18 foram construídos, incluindo algumas versões para uso militar, principalmente de transporte VIP. O design do IL-18 serviu como base para o desenvolvimento do Ilyushin IL-38, aeronave de patrulha marítima e anti-submarino. O nome código da OTAN para o IL-18 é "Cub".


O IL-18 entrou em serviço em 20 de abril de 1959, com a Aeroflot. A última versão, o IL-18Ye, voou pela primeira vez em 1965. Acredita-se que entre 150 e 200 destes aviões, em todas as versões, ainda se encontram em operação.

Especificações Técnicas do IL-18

Comprimento 35,90 m
Envergadura 37,40 m
Altura Máxima 10,17 m
Velocidade Máxima 364 kts
Altitude Máxima 33.000 ft
Peso Máximo Decolagem 64.000 kg
Motores 4 unidades Ivchenko AI-20M
Hélices AV-68I, de 4 pás, velocidade
constante, reversível e embandeirável.

Combustível Máximo 30.000 L
Alcance Máximo 6.500 km
Assentos máximo 122 passageiros


* Marcos Resende é piloto da avião civil
 

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