Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2001 - 14h00

Aviões dos EUA bombardeiam Iraque pela 2ª vez em seis dias

Publicidade

da France Presse, em Washington

Aviões de combate norte-americanos dispararam hoje contra alvos da defesa aérea iraquiana no norte do país, perto de Bagdá, no primeiro ataque desde os registrados na sexta-feira passada (16), informou o Pentágono.

O ataque foi lançado como uma retaliação contra a artilharia antiaérea iraquiana, que disparou contra uma patrulha aérea dos aliados, em uma zona de exclusão ao norte do país, informou o Pentágono, em um comunicado.

Hoje o Iraque informou que a maioria dos alvos do primeiro ataque, promovido pelos EUA e pelo Reino Unido, não foi atingida.

O conflito entre os dois países começou em 1991, quando o Iraque invadiu o vizinho Kuait com intenção de anexá-lo. Após o conflito armado, que ficou conhecido como Guerra do Golfo e contou com a criação de uma frente internacional contra o Iraque, as tropas iraquianas foram expulsas do Kuait.

Foi criada então duas zonas de exclusão aérea - uma ao norte e outra ao sul - no Iraque, monitoradas pela forças norte-americanas.

Segundo os EUA, o Iraque teria invadido na sexta-feira esse espaço aéreo, lavando à retaliação norte-americana e britânica.

  • Leia mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página