Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2001 - 09h32

Enviado da Unesco chega ao Afeganistão para tentar salvar estátuas

Publicidade

da France Presse, em Cabul (Afeganistão)

O representante especial da Unesco Pierre Lafrance chegou hoje a Candahar (Sul do Afeganistão) para discutir com as autoridades sobre os budas gigantescos de Bamiyan, ameaçados de ser demolidos pelo movimento extremista islâmico Taleban, que controla 90% do país, anunciou o gabinete da ONU em Cabul.



Lafrance chegou por volta das 13h locais (06h em Brasília) a Candahar, bastião geral dos talebans e se reuniu de imediato com as autoridades da milícia islâmica, acrescentou a fonte.

O funcionário afirmou em Islamabad, no Paquistão, que se encontraria com o ministro das Relações Exteriores do Afeganistão, Wakil Ahmed Mutawakel, para discutir sobre o futuro dos budas de Bamiyan, região central do Afeganistão. As duas estátuas de Buda, de 38 metros e 53 metros de altura, foram esculpidas em arenito há cerca de 1.800 anos.

Ainda ontem, Lafrance havia dito haver um "fio de esperança" de salvar os budas, depois de se encontrar com o embaixador dos talebans no Paquistão, Abdul-Salam Zaeef.

O chefe supremo do Taleban, o mulá (mestre em lei religiosa muçulmana) Mohammed Omar, ordenou na segunda-feira a destruição das estátuas, por considerar representações desse tipo são ofensivas ao islamismo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página