Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2001 - 16h54

Zapatistas retomam sua revolução inacabada

Publicidade

da Reuters, na Cidade do México

O subcomandante Marcos, líder guerrilheiro zapatista que iniciou uma luta armada pelos direitos dos índios há sete anos, começa os preparativos finais para sua marcha até a capital mexicana, seguindo a rota tomada pelo legendário revolucionário Emiliano Zapata há 87 anos.

Marcos deve chegar à Cidade do México na sexta-feira, cerca de duas semanas depois que ele e outros 24 líderes rebeldes zapatistas, respondendo a uma abertura para a paz sinalizada pelo presidente Vicente Fox, começaram uma caravana para a capital saindo de sua base, no Estado de Chiapas, sul do país.

AP - 03.dez.2000
Subcomandante Marcos, líder zapatista
O subcomandante e outros líderes estão viajando para a Cidade do México para fazer pressão junto a deputados para que aprovem leis sobre direitos indígenas. Eles usaram a caravana para conquistar apoio popular para a medida e têm sido saudados ao longo do caminho por simpatizantes do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), com bandeiras e cartazes com fotos de Zapata e Marcos.

Marcos e outros comandantes pretendem sair da cidade mexicana central de Cuautla amanhã, na última fase da marcha para a capital. Eles passarão pelas mesmas cidades que Zapata visitou em sua viagem para a capital em 1914, atingindo a capital na sexta e Zocalo, praça no coração da Cidade do México, no domingo.

Muitos mexicanos vêem Marcos, um branco de classe média, como a ressurreição do original Zapata, um camponês que transformou-se em herói nacional ao liderar a revolta agrária sangrenta por terra e liberdade.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página