Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2001 - 15h02

Chile quer acabar com censura da era Pinochet

Publicidade

da Reuters, em Santiago

Filmes polêmicos como "A Última Tentação de Cristo" poderão ser legalmente exibidos no Chile se o Congresso descartar uma lei de censura feita durante o governo de Augusto Pinochet, disse uma autoridade governamental ontem.

Um projeto de lei, que deve ser votado amanhã, quer o fim da agência de censura a filmes do país, cujo comitê é responsável por decidir quais filmes podem ser vistos pelos chilenos. O comitê foi fundado durante o regime Pinochet (1973-1990) e ainda inclui autoridades militares.

Mas os parlamentares também esperam que a nova lei leve ao fim total da censura a filmes, o que vai requerer uma reforma na Constituição do Chile, escrita em 1980.

"O claro objetivo dessa lei é o fim da censura no país'', disse José Weinstein, subsecretário do Departamento de Educação.

Entre os filmes proibidos no Chile estão "Missing _Desaparecido'', filme de 1982 baseado numa história real de um jornalista norte-americano sequestrado e morto pelas forças de segurança de Pinochet. Também nunca foi exibido no país ``O Último Tango em Paris''.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página