Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2001 - 00h35

3º Dia: EUA apontam Osama bin Laden como principal suspeito

Publicidade

da Folha Online

Veja os principais acontecimentos do terceiro dia.

13.set.2001
23h47 : Estados Unidos pedem que Paquistão feche fronteira com Afeganistão como forma de expressar seu compromisso de cooperação na luta contra o terrorismo.

23h47 : Estados Unidos pedem que Paquistão feche fronteira com Afeganistão como forma de expressar seu compromisso de cooperação na luta contra o terrorismo.

23h06 : Parte do Pentágono pega fogo.

22h19 : Secretário de Justiça dos EUA não crê que novos ataques sejam iminentes.

22h19 : Decola primeiro avião rumo ao Brasil depois de atentado em NY. O vôo 8815 da Varig, irá de Miami para o Galeão, Rio de Janeiro.

21h28 : Reconstrução das torres gêmeas do WTC pode custar US$ 25 bilhões

21h14 : O FBI afirma que os 18 sequestradores envolvidos nos atentados foram identificados. Mais de 50 pessoas podem estar envolvidas como cúmplices.

20h55: Uma pessoa com documento de identidade falso foi presa no Aeroporto Kennedy, em NY, e outras "cinco ou seis" foram detidas. Alguns são de nacionalidade árabe.

20h47: As eleições primárias para eleger os candidatos oficiais à Prefeitura de NY, dos partidos Democrata e republicano vão acontecer no dia 25.

20h45: A AFA (Administração Federal de Aviação) dos Estados Unidos autorizou a Varig a retomar os vôos da ligação EUA-Brasil.

20h33: De acordo com as televisões norte-americanas, o ex-presidente Bill Clinton (1992-2000) deve visitar Nova York amanhã.

20h27: Algumas empresas norte-americanas estão oferecendo acompanhamento psicológico a seus funcionários depois dos ataques ao World Trade Center, em Nova York.

20h26: Há 71 brasileiros desaparecidos em Nova York desde o atentado ao World Trade Center. A informação foi divulgada hoje pelo Consulado do Brasil em Nova York.

20h14: O Capitólio foi esvaziado depois que policiais encontraram um pacote suspeito. Pouco depois, o prédio foi declarado seguro e congressistas e demais funcionários da casa puderam regressar.

20h14: O prefeito de NY disse que já foram registradas 90 ameaças falsas de bomba na cidade. De acordo com ele, caso os autores destas chamadas forem localizados eles serão presos.

20h23: Os EUA autorizaram a TAM a retomar as operações no espaço aéreo norte-americano. No entanto, os três aeroportos da região metropolitana de NY permanecerão fechados.

20h10: O Consulado-Geral do Brasil em Nova York divulgou nova lista com nomes de brasileiros encontrados após os atentados ocorridos nos Estados Unidos.

20h05: EUA agradecem, mas recusam doações de sangue brasileiro. A oferta não é necessária porque o sangue doado pela população americana já é suficiente para atender os feridos.

20h00: Hackers americanos planejam ataque em massa a sites estratégicos do Oriente Médio, antes mesmo que os responsáveis pelo atentado ao World Trade Center e ao Pentágono sejam identificados.

19h59 : O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou hoje que, após os ataques ocorrido nesta semana nos EUA, o mundo sofrerá profundas modificações.

19h54 : A Prefeitura de Governador Valadares, MG, informou que terá amanhã um "termômetro" sobre se há valadarenses entre os desaparecidos nos EUA.

19h53 : Ameaças de bomba infundadas, como a que causou o esvaziamento do Capitólio há pouco, pipocaram pelo mundo inteiro após os atentados terroristas que ocorreram nos EUA.

19h49 : Integrantes da colônia árabe que moram na fronteira do Brasil com o Paraguai temem as conseqüências de eventuais represálias após os ataques terroristas ocorridos nos EUA.

19h45 : O pacote suspeito encontrado hoje por dois cães farejadores na no Capitólio, que abriga a Câmara e o Senado dos EUA, não era uma bomba.

19h40 : O Departamento de Aviação Civil e Infraero estabeleceram hoje novas regras de seguranças para as companhias aéreas instaladas no país.

19h39 : Um iraniano detido na Alemanha enquanto aguarda o processo de expulsão para seu país tentou advertir os serviços de inteligência americanos sobre as iminentes operações terroristas nos EUA.

19h36 : O prédio do Capitólio, sede do Congresso norte-americano, em Washington, um dos mais poderosos símbolos da liberdade dos EUA, foi construído há 200 anos por escravos negros.

19h28 : Viver em NY desde terça-feira tem sido suportar o barulho das sirenes e as constantes ameaças de bomba nos prédios, diz uma brasileira que mora em Manhattan.

19h26 : A Casa Branca diz que mais de um grupo pode estar envolvido nos atentados realizados na terça-feira (11) em Nova York e Washington.

19h20 : Os aviões sequestrados pelos terroristas teriam passado pela Alemanha antes de se dirigirem aos EUA.

19h18 : O cônsul-geral do Brasil em Nova York, embaixador Flávio Perri, disse nesta quinta-feira que a cidade está começando a normalizar as atividades.

19h15 : As companhias aéreas que operam vôos entre o Brasil e EUA vão devolver o dinheiro dos passageiros que desistiram de viajar para os EUA depois dos atentados ocorridos de terça-feira.

19h13 : Todas as pessoas que estavam no Capitólio, em Washington (EUA), que abriga a Câmara e o Senado dos EUA, já foram retiradas de dentro do local.

19h10 : O vice-presidente dos EUA foi retirado da Casa Branca e levado à Camp David. De acordo com a CNN, esse medida foi tomada por precaução.

19h07: A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA confirmou a morte de 94 pessoas até agora em Nova York e cerca de 3.800 feridos nos ataques que atingiram o país na terça-feira.

19h07: O cantor Sting cancelou as comemorações pelo seu aniversário de 50 anos, que aconteceria no Marrocos este mês. O cancelamento foi motivado pelos ataques terroristas.

19h06: A Administração Federal de Aviação Civil dos Estados Unidos, proibiu novamente todos os pousos e decolagens no país. Isso significa que os aeroportos dos EUA estão novamente fechados para vôos.

19h03: O primeiro-ministro português, Antonio Guterres, confirmou na noite de hoje, a detenção de dois iranianos com passaportes falsos no arquipélago dos Açores.

18h58: Todas as pessoas que estão no Capitólio, em Washington (EUA), que abriga a Câmara e o Senado dos EUA, estão sendo retiradas do local devido a suspeita de uma bomba.

18h57: A American Airlines acaba de anunciar o cancelamento do vôo 907, que sairia às 19h45 de Miami com destino a Guarulhos. O vôo estava programado para chegar às 5h06 de amanhã no Brasil.

18h50: Agentes de policía abordaram hoje aviões de passageiros no Canadá, informou o chefe da polícia federal canadense, quando anunciou a retomada completa dos vôos no país.

18h49: O preço do barril de petróleo tipo Brent começou a voltar aos patamares normais e terminou o dia negociado a US$ 28,10, com uma pequena elevação de 0,28% em relação ao fechamento de ontem.

18h48: O setor onde fica o Senado no Capitólio, em Washington, está sendo esvaziado neste momento. É provável que seja mais uma ameaça de bomba.

18h47: A Oracle divulgou hoje no comunicado onde apresentou os resultados do primeiro trimestre deste ano que um de seus diretores de vendas regionais estava entre os passageiros mortos em um dos aviões sequestrados na terça-feira.

18h44: O banco de investimentos Morgan Stanley, maior ocupante do World Trade Center, com 3.700 funcionários, informou hoje que até 40 pessoas de sua equipe estão desaparecidas.

18h41: Decola primeiro avião depois de reaberto o espaço aéreo dos EUA. A aeronave partiu às 16h30 (18h30 horário de Brasília) do Aeroporto Internacional de Dulles, em Washington.

18h36: Uma estação de rádio do Taliban noticiou hoje que autoridades do grupo afegão estava prontas para entregar Osama bin Laden a uma corte islâmica se os EUA conseguirem provar que ele foi o responsável pelos ataques terroristas da última terça-feira (11).

18h30: O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta quinta-feira a criação de um grupo de secretários responsável em analisar as consequências econômicas dos atentados ocorridos nos EUA para o Estado.

18h20: Vários suspeitos dos atentados nos EUA teriam feito cursos de pilotagem na Flórida e estavam nas listas de passageiros dos aviões sequestrados, informaram hoje diversos órgãos de imprensa norte-americanos.

18h16: O aeroporto da Cidade do México foi esvaziado hoje no final da tarde devido a uma falsa ameaça de bomba, segundo autoridades locais.

18h11: Os militares norte-americanos estão estudando opções que variam de bombardeios ao uso de tropas de elite para preparar a retaliação contra os responsáveis pelos ataques terroristas.

18h06: O CD "Live Scenes From New York" da banda Dream Theater, e o álbum "Party Music", do grupo americano "The Coup" mostram em suas capas a tragédia que aconteceu na última terça-feira.

18h02: A FAA (Administração Federal da Aviação americana) afirmou hoje que as companhias estrangeiras deverão respeitar medidas de segurança mais estritas antes de voltar a operar nos EUA.

18h02: A polícia da Pensilvânia encontrou hoje a caixa-preta do avião que caiu em Pittsburgh, na Pensilvânia. Pela manhã, policiais americanos já haviam encontrado a caixa-preta do avião que atingiu o Pentágono.

18h00: Os Estados Unidos pediram hoje ao México ajuda para procurar 10 possíveis suspeitos dos ataques contra Nova York e Washington como parte de uma investigação global da tragédia.

17h55: A agência de viagens Soletur está custeando a hospedagem dos 335 brasileiros que viajaram pela empresa para NY e não puderam voltar depois que o espaço aéreo americano foi fechado.

17h53: O Departamento de Transporte Aéreo dos Estados Unidos acaba de anunciar o fechamento dos aeroportos norte-americanos para as companhias estrangeiras.

17h48: A disparada do dólar frente ao real registrada desde a última terça-feira terá pouca influência sobre a balança comercial na opinião de analistas.

17h47: Polícia americana não descarta a possibilidade de que o avião da United Airlines que caiu na última terça-feira (11) em uma área rural da Pensilvânia tenha sido abatido.

17h47: Os atentados terroristas que arrasaram os EUA na última terça-feira não afetarão o comércio entre as indústrias brasileiras e as norte-americanas na previsão da AEB.

17h47: O presidente iraquiano Saddam Hussein advertiu hoje os países árabes que continuarem apoiando os EUA de que podem sofrer a mesma sorte que os aliados da ex-União Soviética.

17h43: O ministro da Justiça, José Gregori, disse que "é mais provável que o atentado terrorista contra NY e Washington, na última terça-feira, se deva a uma rede transnacional de terrorismo".

17h40: A Argentina oferecerá cooperação aos EUA para combater o terrorismo, mas um eventual envio de tropas terá de ser aprovado pelo Parlamanto.

17h40: O aeroporto da Cidade do México foi evacuado no final da tarde desta quinta-feira devido a uma ameaça de bomba, segundo autoridades locais.

17h39: As companhias aéreas prevêem uma redução de 25% no tráfego aéreo mundial.

17h38: Segundo autoridades americanas, 420 pessoas teriam morrido nos atentados. Desse total, 266 pessoas estavam nos quatro aviões Boeing usados nas ações terroristas.

17h37: O príncipe da Arábia Saudita ofereceu ajuda aos EUA para encontrar os responsáveis pelos ataques de Nova York e Washington.

17h31: O Discovery Channel exibe, hoje à noite, a partir das 22h, o documentário "Deadline Discovery: Ataque Sobre a América, o Dia Seguinte" (Deadline Discovery Attack on América: The Day After).

17h23: O DAC (Departamento de Aviação Civil) e Infraero (administradora dos aeroportos brasileiros) estabeleceram hoje novas regras de seguranças para as companhias aéreas instaladas no Brasil.

17h15: O presidente George W. Bush declarou hoje estado de emergência na Virgínia, e ordenou que fundos federais sejam utilizados na recuperação das áreas afetadas pelo ataque terrorista.

17h14: Por causa da lentidão nos terminais de embarque, vários artistas brasileiros que estão no país continuam sem previsão de retorno ao Brasil.

17h14: O dólar comercial fechou cotado em R$ 2,655 na compra e R$ 2,660 na venda, baixa de 0,82%, na mínima do dia.

17h12: O consulado dos Estados Unidos em São Paulo permanecerá fechado amanhã (14)por medida de segurança.

17h09: Onda de ameaças de bomba atinge cidades dos EUA.

17h05: Entre os escombros do World Trade Center pode estar um verdadeiro tesouro, com cerca de 12 toneladas de ouro 18 quilates em barras.

17h03: Uma bomba-incendiária foi arremessada na noite de ontem contra uma mesquita e uma escola islâmica no Texas.

16h51 : Segundo funcionários resgatados, há grandes possibilidades de ainda haver pessoas com vida no subsolo dos dois edifícios do World Trade Center.

16h46: EUA vão lançar campanha não apenas contra os responsáveis pelos atentados, mas também contra seus santuários e as nações que lhes derem refúgio.

16h44: Dois vôos que saíram da Europa, vindos de Portugal e da Itália, em direção a NY tiveram de retornar aos seus países de origem hoje à tarde.

16h41: Taleban não tem intenção de entregar Osama bin Laden aos EUA - que o considera o principal suspeito de ter cometido os ataques de terça-feira em Nova York e Washington.

16h39: Um grupo de hackers de Hamburgo conhecido como CCC se pronunciou contrário à destruição de sites islâmicos em represália aos atentados nos Estados Unidos.

16h22: Depois de anunciar a retomada das operações no espaço aéreo norte-americano, a United Airlines voltou atrás e adiou para amanhã o início dos vôos regulares.

16h17: Depois de anunciar a retomada das operações aéreas hoje, a American Airlines voltou atrás e informou que não sabe se manterá a programação de vôos prevista para hoje.

16h09: As Bolsas norte-americanas voltarão a operar somente na segunda-feira, às 10h30 (horário de Brasília). A informação foi divulgada pelo presidente da Bolsa de NY.

16h07: Polícia de Boston investiga 12 passageiros com nomes árabes.

16h04: A aviação civil muda procedimentos de segurança. As medidas adotadas serão nos moldes das já vigentes em Israel, na Índia e na Turquia - países que convivem com a ameaça de terrorismo.

15h53: Paquistão anuncia que cooperará com os EUA para combater o terrorismo.

15h40: Congestionamentos atrasam liberação de vôos nos EUA.

15h35: O Banco Central do Brasil vende dólares e cotação da moeda cai para R$ 2,6

15h35: Dezessete brasileiros que estavam desaparecidos são encontrados com vida.

15h23: Consulados dos EUA confirmam que vistos só voltarão a ser concedidos a partir de segunda-feira (17).

15h22: O prédio da empresa de cartões de crédito American Express - que fica próximo ao World Trade Center - corre o risco de desabar. Equipes de resgate que trabalhavam no edifício estão deixando o local.

15h05: O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, confirma o terrorista Osama bin Laden como principal suspeito dos atentados.

14h54: Continental Airlines cancela vôos porque a empresa não conseguiu liberação para o embarque de suas aeronaves. A reabertura do espaço aéreo dos EUA é marcada por uma série de exigências de segurança que as empresas não estão conseguindo cumprir.

14h25: Empresas aéreas brasileiras continuam com vôos suspensos.

14h16: O secretário de Justiça dos EUA, John Ashcroft, informa que os sequestradores dos quatro aviões usados nos atentados agiram em grupos de cinco em duas aeronaves e em grupos de quatro pessoas nas demais.

14h15: Afegãos esperam por retaliação dos EUA.

14h08: A troca da guarda do Palácio de Buckingham é feita ao som do hino dos EUA.

14h07: Cinco bombeiros são resgatados dos escombros do World Trade Center com vida.

13h52: A polícia chilena investiga ameaça de bomba em prédio da rede World Trade Center no país.

13h49: O presidente dos EUA, George W. Bush, decreta amanhã como o dia nacional de oração e luto nos Estados Unidos.

13h41: Otan e Rússia assinam documento conjunto contra o terrorismo.

13h30: O ministro das Relações Exteriores da Itália, Renato Ruggiero, afirma que os EUA não querem participar neste momentos da reunião do G-8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia).

13h23: Autoridades confirmam 360 mortes.

13h16: Austrália afirma que dará respaldo às represálias dos EUA aos atentados.

13h13: Microsoft doa US$ 10 milhões de ajuda aos EUA.

13h09: Mercado no Brasil perde o controle e dólar chega à cotação de R$ 2,74.

12h52: Mil prostitutas da Índia se oferecem para doar sangue para os feridos nos atentados.

12h49: O presidente dos EUA, George W. Bush, agradece o apoio dos congressistas democratas e reafirma combate ao terrorismo.

12h33: George W. Bush confirma viagem a Nova York para amanhã.

12h26: Telefônicas de Brasília recebem ameaças de telefones.

12h20: A American Airlines anuncia 1º vôo de Miami para o Brasil. Devido à necessidade de remarcação dos vôos, o horário previsto para o primeiro embarque rumo ao Brasil é às 21h45.

12h12: Polícia das Filipinas informa que Osama bin Laden esteve na ilha em 1995 e montou "célula terrorista" para execução de atentados.

12h03: Congresso dos EUA estuda concessão de poderes especiais ao presidente George W. Bush para agir contra os terroristas.

12h: EUA reabrem espaço aéreo.

11h53: John Ashcroft, secretário de Justiça dos EUA, afirma que os sequestradores dos aviões que se chocaram contra o World Trade Center e com o Pantágono contaram com "expressivo apoio terrestre".

11h32: A porta-voz do comando militar dos EUA Victoria Clarke informa que o número de mortos no Pentágono não será maior que 200.

11h29: Ameaça de bomba faz Pentágono ser esvaziado por duas horas.

11h15: O prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, confirma 94 mortos no World Trade Center, 46 já identificados.

11h01: Polícia Federal do Brasil informa que prefeito de Chuí (RS) está sendo investigado sob a suspeita de que ele teria envolvimento com o terrorista Osama bin Laden e com a "máfia árabe" no país.

10h52: Mullah Abdul Salam Zaeef, embaixador do Taleban no Paquistão, diz que as autoridades do Afeganistão entraram em contato com o terrorista Osama bin Laden e que ele negou participação nos atentados aos EUA.

10h40: O Fed (banco central dos EUA) e o Banco Central Europeu anunciam injeção de US$ 50 bilhões na Europa para suprir as necessidades de bancos do continente cujas finanças possam ter sido prejudicadas pelos atentados.

10h38: A cotação do dólar alcança R$ 2,71 - a terceira maior desde o início do Plano Real pelo terceiro dia consecutivo.

10h04: A Bovespa abre em alta de 0,12%.

10h03: O jornal árabe "Asharq al Awsat" informa que 14 muçulmanos foram treinados pelo Taleban para pilotar aviões.

10h02: FBI (polícia federal dos EUA) anuncia que tem poucas esperanças de encontrar a caixa preta do avião que caiu próximo a Pittsburgh (Estado da Pensilvânia).

9h55: EUA anunciam reabertura do espaço aéreo às 12h de Brasília. Ontem durante o dia as autoridades adiaram por várias vezes as autorizações para receber aviões.

9h28: Treinador do nadador australiano Ian Thorpe diz que o atleta escapou por pouco de entrar no World Trade Center momentos antes de acontecer o atentado ao edifício.

9h15: Transcrição de conversas de celulares de passageiros do avião que caiu próximo a Pittsburgh (Estado da Pensilvânia) mostram que alguns passageiros lutaram com os sequestradores da aeronave antes de cair.

9h11: Banco Mundial recomenda cancelamento da reunião anual com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

9h02: A FiberNet Telecom, empresa que gerencia as redes de fibra ótica, informa que os cabos não foram atingidos nos ataques de terça-feira (7).

8h42: Indústria de seguros calcula inicialmente perda de até US$ 20 bilhões com atentados nos EUA.

8h29: Aeroportos de Nova York reabrem parcialmente.

8h01: Residentes no Afeganistão cavam trincheiras temendo ataques de represália dos EUA.

7h20: Otan desmente que esteja preparando uma invasão ao Afeganistão.

6h56: Suspeito por atentados é preso na Alemanha

6h34: Estação de trem de Munique recebe falsa ameaça de bomba

5h48: O FBI pede ao governo indiano que lhe forneça todos os dados de que dispõe sobre o milionário saudita Osama bin Laden, principal suspeito até agora de ter liderado os atentados a Nova York e Washington.

5h48: Consulado dos EUA em São Petersburgo é evacuado sob ameaça de bomba

4h23: Congresso dos EUA aprova retaliação a ataques terroristas

2h25: O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, anuncia que irá discutir nesta quinta com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, os ataques terroristas da última terça-feira.

2h05: Muçulmanos e árabes relatam hostilidades sofridas por suas comunidades nos Estados Unidos.

1h03: O presidente do Paquistão, general Pervez Musharraf, promete ao presidente norte-americano, George W. Bush, cooperação total na luta contra o terrorismo.

0h53: As Forças Armadas americanas reduzem o grau de alerta máximo declarado após os ataques terroristas da terça-feira.

Saiba o que aconteceu nos dias anteriores

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página