Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2001 - 00h21

Bush anunciará hoje medidas de segurança para empresas aéreas

Publicidade

da France Presse, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, vai anunciar nesta quinta-feira novas medidas de segurança para as empresas aéreas. Essas medidas terão como objetivo tranquilizar os passageiros americanos após os atentados do dia 11 de setembro.

Em visita ao aeroporto O'Hare de Chicago, Bush vai pedir mais pessoal de segurança nos aviões e também um fortalecimento das condições de segurança dos pilotos nas cabines, disse a porta-voz da Casa Branca Claire Buchan.

O plano de Bush pode incluir uma "importante expansão" do número de agentes armados e à paisana a bordo dos aviões comerciais, e uma proposta para reforçar as portas das cabines, informou a porta-voz.

A iniciativa também inclui maior vigilância federal da segurança dos aeroportos, com pessoal treinado, e o estabelecimento de padrões de segurança mais estritos, disse Buchan.

Bush pediu que a população norte-americana volte a usar aviões, duas semanas após os ataques terroristas de 11 de setembro que envolveram o sequestro de quatro aeronaves comerciais.

Em Montreal, o diretor da Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata), Pierre Jeanniot, considerou que permitir que os pilotos andem armados nos aviões é uma opção "a examinar com precaução".

"Um país tem a liberdade de tomar a decisão que quiser. Mas acho que devem-se examinar com precaução as vantagens e desvantagens de medidas como essa", disse Jeanniot.

O diretor da Iata respondeu desta forma ao pedido formulado na terça-feira às autoridades americanas pela Associação de Pilotos de Linhas Aéreas (Alpa, sigla em inglês), principal sindicato da categoria.

A Administração Americana de Aviação Civil (FAA) informou que está estudando a proposta.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA


Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página