Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2000 - 08h33

Declaração da Independência dos EUA é leiloada por US$ 8,14 mi

Publicidade

da Reuters
em Nova York

Uma rara primeira impressão da declaração de Independência dos Estados Unidos foi leiloada na Internet por 8,14 milhões de dólares na última quinta-feira (29), a maior venda já realizada na Web, disse a empresa de leilões Sotheby's.

Dois interessados no documento disputaram durante todo o dia, contabilizando 29 lances no site da Sotheby's, disse um porta-voz da empresa. O preço foi o mais alto já pago por um documento histórico.

A identidade do comprador, bem como seus planos para a declaração, serão divulgadas nesta sexta.

Acredita-se que existam cerca de 500 cópias da primeira impressão da Declaração de Independência. Estima-se que elas tenham sido impressas em 4 de julho de 1776, quando o Congresso Continental na Filadélfia fez o anúncio oficial da independência, disse a Sotheby's.

Destas 500 cópias, conhecem-se apenas 25 que duraram até hoje _ 21 estão em poder de instituições e quatro, incluindo a leiloada, pertencem a particulares.

A cópia de U$8,14 milhões foi encontrada por um homem que comprou uma quadro danificado por causa da moldura em 1989 em um mercado de pulgas da Pensilvânia. Depois que adquiriu o quadro, ele percebeu que a Declaração de Independência estava escondida na parte de trás da pintura.


Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página