Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2007 - 23h05

Bush defende democracia em Cuba quando Fidel morrer

Publicidade

da France Presse

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos pedirão "a todo o mundo que promova a democracia" em Cuba para oferecer uma alternativa à ilha quando o "bom Senhor levar [o ditador] Fidel Castro".

"Um dia, o bom Senhor levará Fidel Castro", ironizou Bush em um discurso na Escola de Guerra Naval de Newport, em Rhode Island, ao ser perguntado por um aluno colombiano sobre sua avaliação da atual situação na América Latina.

"Minha opinião é a que precisamos aproveitar a oportunidade para chamar todo o mundo para promover a democracia como alternativa ao estilo de governo imposto aos cubanos" pela Presidência de Castro.

Bush deu a entender que a morte de Fidel, que entregou o poder há quase um ano a seu irmão por razões de saúde, constituirá um "desafio interessante" para os Estados Unidos, que aplicam há quase meio século um embargo econômico a Cuba.

O presidente também garantiu que seu governo "trabalha estreitamente" com a Marinha e a Guarda Nacional para garantir que não haja problemas entre Estados Unidos e Cuba quando ocorrer a transição na ilha.

Fidel Castro acusou Bush em um artigo publicado na última segunda-feira (25) de ter ordenado seu assassinato.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página