Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2007 - 10h19

Membros do partido do premiê japonês pedem sua renúncia

Publicidade

da Efe, em Tóquio

Membros da bancada do Partido Liberal-Democrata (PLD, governista) no Japão pediram nesta terça-feira a renúncia do primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, após o fracasso da legenda nas últimas eleições para o Senado, afirma a agência de notícias Kyodo.

29.jul.2007/AP
Até agora, o premiê Shinzo Abe descarta possível renúncia
Até agora, o premiê Shinzo Abe descarta possível renúncia

Em reunião da bancada do PLD com a presença do próprio Abe, o diretor-geral da antiga agência de Defesa, Gene Nakatani, disse que o primeiro-ministro deveria deixar o cargo. Nakatani acrescentou que o PLD deve ainda voltar a discutir seu programa "de forma fundamental', já que a derrota seria um problema de toda a legenda.

O ex-ministro da Educação Kenji Kosaka disse que o primeiro-ministro teria pedido aos eleitores que escolhessem entre ele e o presidente do Partido Democrata do Japão, Ichiro Ozawa --que teve mais votos.

Segundo outro ex-dirigente da agência de Defesa, Shigeru Ishiba, o primeiro-ministro disse que "refletiria sobre o que fosse necessário", mas que agora deveria "esclarecer exatamente sobre o quê" e "como fará melhorias".

Na manhã de hoje, Shinzo Abe pediu a compreensão dos colegas de bancada sobre a decisão de continuar no mandato apesar da derrota nas eleições do dia 29, nas quais sua legenda perdeu o controle do Senado.

"Sei que alguns membros do PLD pediram minha renúncia, mas pretendo continuar porque tenho que cumprir minhas responsabilidades e levar as reformas adiante", disse Abe.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página