Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2007 - 19h10

Conheça a lista de acusações contra Alberto Fujimori no Peru

Publicidade

da Efe, em Lima

Conheça a lista de acusações contra o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori (1990-2000) no Peru. A extradição do ex-presidente foi aprovada nesta sexta-feira pela Suprema Corte do Chile.

Violações de direitos humanos:

1: homicídio qualificado, lesões graves e desaparecimento forçado em Barrios Altos (1991), onde morreram 15 pessoas que participavam de uma festa. As acusações se repetem para outro grupo, da Universidade La Cantuta (1992), cujas vítimas foram um professor e nove alunos. Estes crimes foram supostamente cometidos pelo grupo paramilitar Colina, comandado por Vladimiro Montesinos, então assessor presidencial de Fujimori. Pena mínima de 15 anos e máxima de 25.

2: homicídio qualificado, desaparecimento forçado e torturas praticadas nos porões do Serviço de Inteligência do Exército (SIE) a agentes do organismo, crimes denunciados desde 1997. Pena mínima de 15 anos e máxima de 25.

Corrupção

1: desvio de dinheiro público, atentado contra a fé pública e formação de quadrilha por pagar US$ 15 milhões (R$ 28 milhões) a Montesinos por seus dez anos de serviço ao governo de Fujimori. Após receber o pagamento, o ex-assessor fugiu para o Panamá. Pena de até oito anos.

2: formação de quadrilha e corrupção ativa por pagamentos a parlamentares de outros partidos para apoiarem a reeleição no ano 2000, como foi comprovado em uma série de vídeos gravados pelo próprio Montesinos. Pena mínima de cinco anos.

3: ocultação de provas, usurpação de funções e abuso de autoridade por ordenar a invasão ilegal da residência de Montesinos para apreensão de vídeos e documentos incriminatórios. Pena mínima de oito anos.

4: violação do segredo das comunicações, desvio de fundos públicos e formação de quadrilha por espionagem telefônica de dezenas de políticos, empresários, jornalistas e funcionários ordenado por Montesinos. Pena de até cinco anos.

5: crime contra a administração pública, usurpação de funções e desvio de fundos públicos pela compra da linha editorial de diversos meios de comunicação. Pena de até dez anos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página