Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2007 - 09h11

Associação de vítimas do 11/9 expulsa presidente por mentir

Publicidade

da France Presse, em Nova York

Tania Head, presidente da Rede de Sobreviventes do World Trade Center, uma associação de vítimas dos ataques de 11 de Setembro, foi expulsa do cargo e acusada de trair a comunidade, após um jornal americano revelar que ela inventou ter escapado das torres gêmeas depois do ataque --mentira com a qual alcançou notoriedade nacional.

Head foi afastada do cargo nesta quarta-feira (26). Na época do atentado, Head contou ter conseguido escapar do 78º andar da torre sul.

"O sentimento de ter sido traído é profundo. Eu acreditava que éramos muito amigos, mas o que ela fez não foi só trair a nossa amizade, mas toda a comunidade do 11 de Setembro", disse Richard Zimbler, que assumiu a presidência da organização.

O jornal "The New York Times" publicou um artigo um dia antes da expulsão de Head, afirmando que os dados de sua história "não batiam".

Head ficou famosa com a vívida descrição da experiência de ter escapado em meio às chamas e à fumaça do 78º andar da torre sul do World Trade Center, resgatada por um bombeiro que acabou morrendo quando o prédio caiu. Além disso, ela dizia que seu noivo havia morrido no desatre.

A ex-presidente da associação de vítimas foi várias vezes convidada a contar sua história a veículos da mídia e em diversas universidades. Head, no entanto, cancelou três vezes uma entrevista exclusiva marcada pelo "New York Times", o que levou repórteres do jornal a investigar sua história.

"Não havia nenhum motivo para duvidar de sua história", disse Zimbler. "Parecia real. Ela tinha cicatrizes no braço que pareciam queimaduras e sua história era muito realista. Além disso, por que alguém iria questionar a veracidade do relato da presidente da associação de sobreviventes?", conclui Zimbler, que em 11 de setembro de 2001 estava em um edifício em frente ao World Trade Center quando a primeira torre recebeu o impacto de um Boeing 767.

Segundo Zimbler, Tania Head não entrou mais em contato com nenhum dos membros da associação desde a publicação do artigo do jornal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página