Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2001 - 17h34

EUA vão diminuir arsenal nuclear em dois terços

Publicidade

CONSTANÇA TATSCH
da Folha Online

O presidente americano George W. Bush anunciou hoje, durante entrevista coletiva concedida com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que seu governo se comprometeu a diminuir em dois terços o arsenal nuclear dos Estados Unidos na próxima década e Putin prometeu fazer o mesmo. "Apreciamos a decisão dos EUA de reduzirem suas armas e agiremos de acordo", disse.

Ambos deram ênfase às boas relações entre os países. "Pretendemos enfrentar os desafios como parceiros e não como adversários", disse Bush. "Rússia e América querem garantir a paz no mundo", disse Bush ao pedir mais espaço para a Rússia na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)

Entretanto, os presidentes não chegaram a um acordo a respeito do projeto americano de construção de um escudo antimísseis, que violaria o TAB (Tratado Antimísseis Balísticos), mas se comprometeram a continuar debatendo o assunto.

"Temos pontos de vista diferentes em relação ao Sistema de Defesa, mas continuaremos as negociações", disse Bush salientando que muitos progressos já foram feitos. "Concordamos que é urgente proteger a população contra ameaças nucleares."

"Nossas posições estão ficando cada vez mais próximas. Ficaram para trás os dias da Guerra Fria", afirmou Putin.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página