Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2007 - 01h12

Governo mexicano investiga monopólio em telefonia e internet

Publicidade

da EFE, no México

A autoridade mexicana antimonopólio, Comissão Federal de Concorrência (CFC), abriu uma investigação para determinar práticas de monopólio e a presença de uma empresa "dominante" na telefonia celular e na internet.

A CFC publicou no Diário Oficial da Federação dois extratos dos acordos para iniciar as investigações no setor das telecomunicações. O primeiro vai tentar determinar se existe um "poder substancial" no serviço de telefonia fixa e móvel. O segundo vai apurar a denúncia de monopólio no serviço de acesso à internet de banda larga.

Os textos não dizem que empresas serão investigadas. Mas há um mês o chefe da CFC anunciou que investigaria as empresas Teléfonos de México e América Móvil, ambas do magnata Carlos Slim.

A investigação começa várias semanas depois de a filial mexicana da espanhola Telefónica abrir um processo contra a Telmex e a Telcel (América Móvil) por abuso de domínio e práticas de monopólio.

No México, a Telmex opera nove de cada dez linhas de telefonia fixa. A América Móvil controla quase 60% dos telefones celulares no país.

As autoridades antimonopólio tinham declarado a Telmex empresa dominante em 2001. No entanto, a empresa interpôs um recurso de amparo e ganhou o litígio após um longo processo. EFE

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página