Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2008 - 20h33

Chefe da OEA vai ao ponto de partida da ação colombiana no Equador

Publicidade

da Efe, em Bogotá

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, viajou nesta terça-feira ao departamento colombiano de Putumayo, ponto de partida da operação de 1º de março que matou o número dois das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raúl Reyes.

Insulza viajou junto a uma delegação da Colômbia com o comandante das Forças Militares colombianas, general Freddy Padilla de León; o alto comissário para a Paz, Luis Carlos Restrepo, e o embaixador na OEA, Camilo Osorio, segundo fontes governamentais locais.

A localidade de Puerto Asís, que fica a mais de 1.200 quilômetros de Bogotá, será a base da missão do secretário-geral da OEA, que está acompanhado por uma missão diplomática formada pela organização para esclarecer a ação colombiana no país vizinho.

Do local, os membros da comissão da OEA e funcionários da Colômbia partirão para um sobrevôo na fronteira comum, e depois visitarão campos com plantações de coca e receberão uma explicação da maneira como a Polícia Antinarcóticos realiza a erradicação dos cultivos ilegais.

A missão da OEA corresponde a uma decisão adotada em 5 de março pelo Conselho Permanente do organismo, após votar uma resolução na qual reconheceu que a Colômbia violou a soberania e a integridade territorial do Equador com a ação militar de 1º de março.

Naquele dia, aviões militares colombianos bombardearam o acampamento de Santa Rosa, localidade equatoriana a cerca de 1.800 metros da fronteira entre os dois países, onde estava o porta-voz internacional das Farc, Raúl Reyes, apelido de Luis Edgar Devia.

Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Quero ouvir e ver uma boa explicação sobre a contratação com meu dinheiro pago atravez de meus impostos, da esposa do guerrilheiro a Sra Slongo no ministerio da pesca.
Minha nossa além de sustentar toda essa turma, ainda me arrumam estrangeiros sobre minhas costas, o povo não aguenta tanta desfasatez
4 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Serra calado é REI!!!
Tó fora...
24 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Estes tucanos são sem sobra de duvidas uns cara de pau com cupim... E a mídia conservadora dando destaque pra esta galera que estão sendo procurados até na suiça e frança isso sim é babado... E a josé serra vem com o papo que é eleitoreiro...!!! Agora até a frança e a suiça são PETISTAS... Se bem que o povo francês quando cismam são bem parecidos com os PETISTAS do Brasil... vão para as ruas e defendem seus interesses sociais... As conquistas, agora já a turma dos demos e p$db é sujo muito sujo e se for levantado o tapete vai sobrar pra mídia conservadora, pra banqueiros, doleiros, sonegadores, traficantes, polícia, prefeituras, estados e vai respingar não vai lambuzar o serra, alkcmim, aécio, yeda, arthur, agripino, fortes, acm junior e a legião menor da base do p$db/demo... 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (140)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página