Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2008 - 10h04

França conseguiu retomar contatos com as Farc, diz jornal

Publicidade

da Efe, em Paris

A França conseguiu retomar os contatos com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), cujos reféns incluem a franco-colombiana Ingrid Betancourt, informa nesta quinta-feira o jornal "Le Figaro".

Os contatos da França com a guerrilha colombiana haviam sido interrompidos por causa da morte do número dois das Farc e principal interlocutor dos emissários europeus, Raúl Reyes, em um ataque militar colombiano contra um acampamento da guerrilha em território equatoriano, em 1º de março.

"Conseguimos, segundo acreditamos, retomar o diálogo com certos membros do secretariado das Farc", afirmou uma fonte próxima ao Palácio do Eliseu.

No mês passado, as Farc anunciaram que Alfonso Cano havia assumido a liderança da guerrilha, por causa da morte de Manuel Marulanda, no final de março.

Desde então, a França multiplicou as iniciativas para iniciar o diálogo com a nova direção das Farc, segundo fontes francesas, que lembraram também que os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do e Equador, Rafael Correa, pediram que a guerrilha libertasse todos os reféns. Sobre Betancourt, as fontes disseram que seu estado de saúde é "ruim, mas não dramático".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página