Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2008 - 19h45

Mais de 25 mil se reúnem em Madri pela libertação de reféns das Farc

Publicidade

da Efe, em Madri

Milhares de pessoas pediram hoje, em Madri, a libertação dos reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em uma marcha que antecipou os movimentos convocados para este domingo, em várias partes do mundo.

Os manifestantes se reuniram na Praça Maior de Madri, na marcha intitulada "Milhões de vozes, não mais Farc". Os presentes usavam camisetas com frases como "libertem-nos já" e "milhões de vozes" e tinham as cores da bandeira da Colômbia; amarelo, azul e vermelho.

"Estamos reunidos para celebrar a liberdade de quinze reféns das FARC recentemente liberados, entre os que figurava a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, e para exigir o final da prática do delito de seqüestro", disse Andrea García, porta-voz da organização da marcha.

Em 2 de julho, o Exército colombiano resgatou Betancourt, três americanos e onze militares reféns das Farc em uma operação que envolveu agentes disfarçados.

"Pedimos unanimemente a quem tem em seu poder pessoas seqüestradas que os libertem já e sem condições", disse ainda Garcia.

Segundo os organizadores, o movimento tem como objetivo "tornar realidade o compromisso de construir uma Colômbia em paz, garantir a liberdade, os direitos humanos e a democracia".

García discursou aos presentes e pediu a libertação dos reféns não apenas das Farc, mas de outros grupos armados ilegais e criminosos comuns. Entre os presentes, estava a mãe de Juan Diego Jaramillo Alvárez, seqüestrado desde 1998.

Os organizadores estimaram a participação do público em mais de 33 mil pessoas, enquanto fontes da embaixada da Colômbia em Madri indicaram 25 mil presentes.

O embaixador da Colômbia na Espanha, Carlos Rodado, também participou da marcha.

Seqüestro

Rebeldes das Farc seqüestraram dez pessoas no noroeste da Colômbia nesta sexta-feira. Os guerrilheiros interceptaram um barco de passageiros que navegava pelo rio Atrato, na Província de Choco, e forçaram a embarcação a atracar na margem do rio.

Dez passageiros foram levados pelos rebeldes, que desapareceram pela densa selva colombiana, onde estão escondidas outras centenas de reféns em poder da guerrilha.

De acordo com o correspondente da BBC em Medelín, Jeremy McDermott, com a captura de novos reféns as Farc pretendem enviar uma "mensagem desafiadora" ao presidente colombiano, Álvaro Uribe.

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página