Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2008 - 08h40

Israel, EUA e França colaboraram para libertar Betancourt, diz jornal

Publicidade

da Efe, em Barcelona

Os serviços secretos de Israel (Mossad), Estados Unidos e França trabalharam durante mais de um ano com as autoridades colombianas para elaborar o plano de resgate dos 15 reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), publica neste domingo o jornal espanhol "La Vanguardia".

O periódico afirma que um reduzido número de especialistas em inteligência colombianos, israelenses, americanos e franceses formaram "o núcleo" encarregado de elaborar o plano que originou a Operação Xeque, que acabou com a libertação dos seqüestrados.

Além da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, três americanos estavam no grupo de reféns libertados.

O jornal afirma que durante o tempo todo "a direção" esteve nas mãos da Colômbia, por motivos de soberania nacional e porque o governo colombiano deveria colher os louros do resultado.

Uma fonte da inteligência israelense explicou a um enviado do "La Vanguardia" a Tel Aviv que uma atuação deste tipo só pode ser feita por governos, já que nenhum particular tem os recursos necessários para isso, apesar de as empresas de segurança privada terem colaborado.

As fontes citadas pelo periódico indicaram que, no caso da Operação Xeque, foram combinados os esforços de agentes no terreno com a guerra eletrônica: aviões de espionagem sem piloto e satélites.

"Faltavam-nos conhecimentos sobre as Farc, portanto tivemos de buscá-los no grupo", disse o agente israelense citado pelo "La Vanguardia".

Para isso, segue o jornal, foram selecionadas separadamente duas pessoas, que não se conheciam, de forma que se uma fosse descoberta, o disfarce da outra seria mantido.

As duas pessoas conseguiram se infiltrar e os grupos de inteligência começaram a fornecer informação falsa às Farc, especifica a publicação.

Quatro meses antes da Operação Xeque, informa o "La Vanguardia", os agentes enxergaram a oportunidade de libertar os reféns.

Isso se deu, em parte, pelas mensagens falsas fornecidas às Farc e também por uma casualidade: os guerrilheiros tinham no mesmo acampamento Betancourt, os agentes americanos e membros do Exército e da polícia colombiana. Assim, com apenas uma ação a guerrilha sofreria um duro golpe.

A última mensagem foi uma ordem falsa aos carcereiros e depois os aviões de espionagem interromperam todos os contatos dos guerrilheiros, que cumpriram uma ordem que achavam que vinha dos líderes do grupo, segundo o jornal.

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página