Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2008 - 12h54

Colombianos saem às ruas para pedir libertação de seqüestrados

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

No dia da independência do país, os colombianos realizam neste domingo marchas e shows de música em seu país e no exterior para exigir a libertação de mais de 2.800 seqüestrados pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

A jornada, promovida com o lema "Liberdade já", terá como ponto central Leticia, uma cidade em plena selva amazônica onde se reunirão os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe; do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; e do Peru, Alan García.

Os mandatários assistirão ao tradicional desfile militar em ocasião do Dia da Independência e a um show da estrela pop colombiana Shakira, que atendeu à convocação.

Na parada também estarão presentes os 11 militares e policiais resgatados pelo Exército no último dia 2, junto com a franco-colombiana Ingrid Betancourt e três norte-americanos.

As manifestações serão realizadas em mais de mil localidades colombianas e em mais de 80 cidades do mundo, incluindo um evento na praça Trocadero de Paris, onde está Betancourt. Na capital francesa, se apresentarão os cantores colombiano Juanes e espanhol Miguel Bosé.

Mensagens

Na madrugada deste domingo, Ingrid Betancourt, acompanhada de Juanes e Miguel Bosé, enviou mensagens de esperança aos reféns em poder da guerrilha das Farc, em uma transmissão de rádio.

"O mundo está unido, estamos de mãos dadas, estamos pensando em vocês e estamos fazendo uma corrente por vocês. Tenham fé, cada dia mais tranqüilidade, saibam que em breve terão o direito de aproveitar a liberdade", afirmou Betancourt.

Juanes pediu que a guerrilha entenda que "é hora de dialogar para pôr fim a esta guerra injusta". Alguns atos já foram realizados sábado em Londres e Lima, onde grupos de colombianos se reuniram para pedir a liberdade dos reféns. No Peru, o presidente Alan García participou de uma manifestação.

"Há muitas pessoas privadas de liberdade e peço aos colombianos que saiam às ruas para pedir sua libertação", disse o cabo da polícia Armando Castellanos, um dos resgatados.

As Farc mantêm em seu poder ao menos três políticos e 22 integrantes das forças de segurança, e pretendem trocá-los por prisioneiros. É a terceira manifestação desse tipo realizada este ano na Colômbia, onde mais de 2.800 pessoas são mantidas reféns por diferentes grupos criminosos.

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página