Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2008 - 11h51

Lugo toma posse como presidente do Paraguai com 93% de aprovação

Publicidade

da Folha Online

O ex-bispo católico Fernando Lugo fez juramento, na manhã desta sexta-feira, como o novo presidente do Paraguai. Diante de cerca de 15 mil pessoas que acompanhavam o evento na praça do Congresso, Lugo assume o cargo por cinco anos.

A posse de Lugo acontece em um ótimo momento para ele e para o partido. Segundo pesquisa divulgada pelo jornal "ABC Color", o ex-bispo conta com apoio de 93% da população que dizem ter uma referência "muito boa" do novo presidente.

Com vestuário discreto --que inclui até mesmo sandálias--, Lugo jurou "observar e fazer observar a Constituição" ante o presidente do Senado Enrique González Quintana e o plenário do Congresso.

Leo La Valle/Efe
Texto: ASU02 - ASUNCI"N (PARAGUAY) 15/08/08 - El presidente de Paraguay, el ex obispo Fernando Lugo (i), recibe la banda presidencial de manos del presidente del congreso paraguayo, Enrique GonzÆlez Quintana (d), durante la ceremonia de investidura realizada hoy, 15 de agosto de 2008, en la explanada del Congreso en Asunciún, Paraguay. Lugo, de 57 aæos, pone fin a seis dØcadas de dominio en el poder del Partido Colorado y sucede en el cargo a Nicanor Duarte, para un mandato de cinco aæos. EFE/Leo La Valle
Fernando Lugo recebe a faixa presidencial do presidente do Congresso, Enrique Quintana

O agora ex-presidente Nicanor Duarte, pertencente ao Partido Colorado, foi vaiado pelos manifestantes ao abandonar a sede legislativa depois de entregar os atributos presidenciais a González Quintana.

Lugo, 57, recebeu o bastão de comando e a faixa presidencial das mãos de Quintana. Antes da posse oficial, foi tocado o hino nacional em guarani e em espanhol e realizadas 21 salvas de canhão.

O ex-bispo assume a Presidência depois de 61 anos de governos do conservador Partido Colorado.

No mesmo ato, também tomou posse o vice-presidente do país, Federico Franco, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), segunda força eleitoral e suporte da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), a coalizão de ampla base ideológica que levou Lugo ao poder.

A cerimônia foi acompanhada também por diversos líderes da América Latina, incluindo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Popularidade

De acordo com a pesquisa do instituto First Análisis y Estudios, comente 2,4% dos entrevistados consideram o novo líder "ruim" ou "muito ruim" e 3,9% não têm "nenhuma opinião".

Do novo gabinete, a melhor opinião dos paraguaios é sobre o ministro do Interior, Rafael Filizzola (65,5%). A pior porcentagem é do ministro da Defesa, Luis Bareiro que tem 31,6% de opiniões desfavoráveis. Segundo a sondagem, Bareiro é desconhecido por 60,1%.

Quanto à percepção sobre a situação política, 45,4% dos paraguaios a consideram "ruim" e 22% dizem ser "muito ruim". Apenas 23% dos entrevistados indicaram que o país vive um momento "bom".

O estudo indica ainda que os paraguaios estão esperançosos quanto à Lugo. Segundo a pesquisa, 78% acham que o novo líder fará uma boa administração, 71% confiam em que ele solucionará o problema da saúde e 70% consideram que solucionará o problema da falta de empregos.

Além disso, metade dos entrevistados considera que reduzirá a corrupção, instalada, de acordo com a enquete, majoritariamente entre os funcionários do governo central.

Com Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página