Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2008 - 14h14

Paquistão reitera aos EUA compromisso na luta contra o terrorismo

Publicidade

da Efe, em Islamabad
da Folha Online

O subsecretário de Estado americano para a Ásia Central e Meridional, Richard Boucher, se encontrou neste sábado com o ministro de Interior paquistanês, Rehman Malik, que afirmou que o Paquistão continuará lutando contra o terrorismo.

Segundo fontes oficiais citadas pela imprensa paquistanesa, Boucher, que chegou hoje a Islamabad em uma visita não-anunciada, conversou com Malik sobre os avanços das operações que o Exército promove contra os insurgentes em várias áreas do noroeste do Paquistão.

Arte/Folha Online

A reunião entre Malik e Boucher transcorreu em meio a um clima "cordial e amistoso", informou o Ministério de Interior em comunicado.

Boucher, que ficará até segunda-feira na capital paquistanesa, deve se reunir com os principais líderes do país, disse à agência Efe o porta-voz da embaixada dos EUA em Islamabad, Lou Fintor. "Boucher terá uma série de reuniões rotineiras com membros do Governo e outras personalidades", disse Fintor.

O porta-voz do Partido Popular do Paquistão (PPP), Farhatullah Babar, disse que "é provável que (Boucher) se reúna tanto com o presidente (paquistanês), Asif Ali Zardari, como com o primeiro-ministro Yousef Raza Gillani", entre outros.

No entanto, Babar frisou que até agora não se sabe quando essas reuniões acontecerão e que os encontros não puderam ser realizados hoje por "problemas de disponibilidade".

Esta manhã, Zardari homenageou as 140 vítimas do atentado de um ano atrás em Karachi, cometido após o retorno do exílio de sua mulher, a ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto. Ela saiu ilesa desse ataque, mas foi assassinada dois meses depois durante um comício eleitoral na cidade de Rawalpindi.

Posteriormente, Zardari se reuniu com Gillani, Malik e o chefe do Exército, Ashfaq Kiyani, para discutir "questões de segurança interna", relacionadas à "guerra contra o terrorismo".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página