Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2002 - 23h23

Colômbia captura contrabandista de armas ligado a Beira-Mar

da France Presse, em Bogotá (Colômbia)

As autoridades colombianas capturaram hoje o contrabandista Carlos Garcia "El Flaco", considerado o maior fornecedor de armas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e ligado ao traficante brasileiro Fernandinho Beira-Mar.

Carlos Garcia, preso no Aeroporto Eldorado de Bogotá, é acusado de contrabandear para as FARC em 1999 mais de 10 mil fuzis jordanianos, em uma operação envolvendo o ex-chefe do serviço secreto peruano Vladimiro Montesinos.

Segundo o general Reynaldo Castellanos, comandante da V Divisão Militar, Carlos Garcia também tinha "conexões" com o traficante brasileiro Fernandinho Beira-Mar (Luiz Fernando da Costa), que se aliou às FARC para trocar armas por cocaína.

"Este indivíduo era o principal fornecedor de armas das FARC, especialmente para a Frente 16, liderada pelo comandante Tomás Molina Caracas (Negro Acacio).

Beira-Mar está preso desde abril de 2001, quando foi capturado pelo Exército colombiano nas selvas do sudeste do país, onde agia sob a proteção de Negro Acacio.

Agentes do Exército e do Serviço Secreto (DAS) prenderam Carlos Garcia quando ele se preparava para embarcar em um avião com destino a Barranquilla, no norte da Colômbia, revelou o general Castellanos.

Leia mais no especial Colômbia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade