Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2002 - 06h17

Ex-presidente dos EUA Jimmy Carter ganha Nobel da Paz

da Folha Online

O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, 78, ganhou hoje o Prêmio Nobel da Paz, "por seus esforços infatigáveis em busca de uma solução pacífica dos conflitos internacionais, da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento econômico e social", anunciou o Comitê Nobel norueguês.

Carter, que concorreu com mais de 150 candidatos, foi escolhido por seu trabalho em prol do reatamento das relações políticas entre Cuba e Estados Unidos.

Reuters - 9.jul.2002
Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA
"Em uma situação atualmente caracterizada por ameaças de recurso à força, Carter continua fiel aos princípios segundo os quais os conflitos devem ser resolvidos, na medida do possível, pela mediação e cooperação internacionais com base no direito internacional, no respeito aos direitos humanos e ao desenvolvimento econômico", afirmou o Comitê Nobel.

Gunnar Berge, presidente do Comitê Nobel, disse que a atribuição do prêmio a Carter é também uma "crítica à política" do atual governo norte-americano, de George W. Bush.

Ontem, o Congresso norte-americano deu sua aprovação ao presidente Bush para recorrer unilateralmente à força contra o Iraque visando eliminar as supostas armas de destruição em massa existentes nesse país.

O prêmio constitui ainda uma crítica "a todos os países que adotaram a mesma posição" dos Estados Unidos, declarou Berge.

Indicado diversas vezes ao Nobel da Paz, o ex-presidente dos EUA (1977-1981) receberá o diploma, a medalha e o prêmio de cerca de US$ 1 milhão no dia 10 de dezembro.

A cerimônia de premiação acontecerá em Oslo, no aniversário da morte do criador do disputado prêmio, o industrial sueco Alfred Nobel, ocorrida em San Remo (Itália), em 1896. Inventor da dinamite, Nobel se dedicou também à caridade.

O Prêmio Nobel da Paz é o único anunciado e entregue em Oslo, na Noruega, enquanto os de Literatura, Medicina, Física e Economia são anunciados e entregues em Estocolmo, na Suécia.

Com agências internacionais

Leia mais:
  •  Carter é engajado na luta pelos Direitos Humanos na América Latina

  •  Nobel da Paz a Carter representa crítica à política de Bush

  •  Saiba mais sobre Jimmy Carter, ganhador do Prêmio Nobel da Paz
  •  Carter se diz "agradecido e honrado" por Prêmio Nobel da Paz

  •  Veja lista com os últimos 15 ganhadores do Prêmio Nobel da Paz

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página