Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 12h53

Confrontos na Colômbia matam 19 guerrilheiros do ELN

da Folha Online

Ao menos 19 guerrilheiros do ELN (Exército de Libertação Nacional, segunda maior guerrilha da Colômbia) morreram hoje em combates com o Exército na localidade colombiana de Bosconia (880 km a norte de Bogotá, no Departamento de Cesar), informou um porta-voz militar.

Os enfrentamentos ocorreram durante uma ofensiva das tropas do batalhão de La Popa, subordinado à 2ª brigada militar, contra a frente Seis de Diciembre, do ELN.

O porta-voz não informou se houve baixas nas filas do Exército e disse que as operações continuam em uma vasta zona rural de Bosconia.

NA sexta-feira (25), cinco guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) morreram e 12 foram capturados em operações do Exército nas regiões sul e norte da Colômbia.

Os rebeldes foram mortos em combates ocorridos ontem na zona rural do município de Tarqui (550 km ao sul do Bogotá), segundo o comando do Exército.

Um soldado foi ferido na ação, mas não corre perigo de vida, segundo o comunicado.

Em outra operação, 12 rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia foram capturados por fuzileiros navais nos departamentos caribenhos de Bolívar e Sucre, dentro da zona sob controle militar decretada há um mês.

O conflito colombiano já dura 38 anos e mata milhares de pessoas todos os anos no país.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Colômbia

Leia mais notícias de Mundo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade