Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2002 - 11h58

Juíza determina libertação imediata de ex-chefe do cartel de Cali

da Folha Online

Uma juíza colombiana concedeu o recurso de habeas corpus a um dos mais conhecidos traficantes da Colômbia, o ex-chefe do cartel de Cali Gilberto Rodríguez Orejuela, 63, depois de ele ter cumprido menos da metade da pena de 15 anos de prisão.

O traficante teve a pena reduzida por bom comportamento na prisão.

A juíza Luz Angela Moncada indicou em sua decisão que declara "procedente o direito de habeas corpus em favor de Gilberto Rodríguez apresentado pelo advogado pelo prolongamento da privação da liberdade".

Em consequência, a juíza ordena "a liberdade de forma imediata do senhor Gilberto Rodríguez Orejuela".

A juíza decidiu pela libertação imediata de Orejuela da prisão de segurança máxima Combita, aprovando um pedido de habeas corpus que passa por cima dos esforços legais do presidente Álvaro Uribe para manter o traficante atrás das grades.

A libertação de Orejuela desagrada ao governo colombiano, que considera sua captura e de seu irmão Miguel em 1995 um dos maiores triunfos da guerra contra as drogas.

Conhecido no passado como "enxadrista", por sua habilidade de manipular autoridades, Orejuela ajudou a construir um império de tráfico de cocaína que supostamente lhe rendeu bilhões de dólares nos anos 1990.

Orejuela foi encontrado escondido dentro de um armário na cidade de Cali em 1995, após uma longa caçada da polícia, que depois deteve seu irmão.

Miguel também deveria ter sido libertado, mas em um outro caso no início desta semana um tribunal o sentenciou a outros quatro anos de prisão por subornar um juiz.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Colômbia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade