Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2002 - 07h42

Ex-chefe do cartel de Cali é libertado

da France Presse, em Combita (Colômbia)

Gilberto Rodríguez Orejuela, 63, um dos ex-chefes do cartel de cocaína de Cali, foi libertado ontem, depois de cumprir sete dos 15 anos de prisão por tráfico de drogas na penitenciária da cidade de Combita, na Colômbia.

A liberação do famoso narcotraficante ocorreu às 22h20 (1h20 em Brasília) e foi autorizada pela juíza Luz Angela Moncada, que aceitou o pedido de habeas corpus feito anteontem pelo advogado de Gilberto Rodríguez.

A juíza Moncada declarou "procedente o direito de habeas corpus de Gilberto Rodríguez apresentado por seu advogado pela prolongação ilegal da prisão".

Em consequência disso, a juíza ordena "a liberação imediata do senhor Gilberto Rodríguez Orejuela".

A liberação do ex-chefe do cartel de Cali ocorreu após horas de espera e em meio a um forte dispositivo, com dois cordões de segurança do Exército e da polícia.

O governo colombiano do presidente Álvaro Uribe tentou até o último momento impedir a liberação de Gilberto Rodríguez. Ele estava detido desde 1995, quando foi capturado em Cali, a oeste do país, mas o governo teve que aceitar a decisão da Justiça pois não tinha mais recursos para mantê-lo preso.

Leia mais no especial Colômbia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade