Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2002 - 23h34

Uribe autoriza extradição de ex-chefe do Cartel de Cali

da Folha Online

O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, autorizou hoje a extradição para os Estados Unidos de um dos ex-chefes do extinto Cartel de Cali, Víctor Patiño Fomeque, informou um porta-voz da Casa de Governo.

"A extradição foi assinada pelo presidente hoje", assegurou o porta-voz da Presidência, sem informar quando Fomeque será enviado aos Estados Unidos.

O aval do presidente era a única coisa que faltava para a extradição do narcotraficante, depois da resposta positiva da Corte Suprema de Justiça ao pedido dos Estados Unidos.

Autoridades colombianas prenderam Fomeque no dia 9 de abril. Ele é o quinto na hierarquia do cartel, e tinha sido solto sob regime de liberdade condicional depois de cumprir metade da pena de 12 anos de prisão na Colômbia.

Fomeque é procurado pela Justiça dos Estados Unidos por crimes relacionados com importação de cocaína e heroína e lavagem de dinheiro.

A Colômbia é o maior produtor mundial de cocaína e o cartel de Cali era responsável por 80% da produção em seu apogeu no final da década de 1980 e início de 1990.

Fomeque, 43, entregou-se às autoridades colombianas em 1995.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Colômbia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade