Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2002 - 14h17

Polícia descobre em Bogotá 3 carros-bomba teleguiados

da France Presse, em Bogotá (Colômbia)

Três carros carregados com explosivos encontrados ontem em Bogotá tinham um sofisticado sistema de comando que permitia serem teleguiados por um quilômetro e, portanto, explodir em movimento, afirmou hoje a polícia colombiana.

O general Jorge Daniel Castro, comandante da polícia de Bogotá, afirmou que os carros estavam dotados de um sofisticado sistema de controle remoto que permitia que os veículos percorressem ao menos um quilômetro, já que o mecanismo controlava a direção e o acelerador dos automóveis.

Castro atribuiu os fatos a guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e afirmou que foi o próprio Jorge Briceño, chefe militar da organização, que ordenou as ações.

Plano
Uma fonte da Presidência colombiana disse que o plano de um atentado contra o presidente Álvaro Uribe foi descoberto hoje, o que obrigou o chefe de Estado a cumprir com sua agenda de trabalho em uma brigada militar na cidade de Medellín, no norte da Colômbia.

Além dos carros-bomba teleguiados, a polícia colombiana descobriu outros três veículos armados com explosivos, mas todos eles foram desarmados antes de explodir.

Durante a magrugada de hoje, a polícia desativou três carros-bomba abandonados no sul de Bogotá por supostos guerrilheiros das Farc, elevando a seis o número de veículos carregados com explosivos encontrados nas últimas horas na capital colombiana.

"A polícia, com apoio da população e de outros organismos de segurança do Estado, teve êxito na madrugada ao conseguir detectar esses veículos com explosivos já instalados e com mecanismos sofisticados de controle a distância", disse o prefeito de Bogotá, Antanas Mockus.

Mockus acrescentou que no caso de explosão, cada um dos veículos "teria causado um dano quatro ou cinco vezes maior do que o causado pelo carro que explodiu na segunda-feira (9) em uma área residencial do oeste de Bogotá, que deixou um saldo de 23 feridos e vários edifícios danificados".

O prefeito de Bogotá explicou que "felizmente foram detectados a tempo e a polícia conseguiu prender a pessoa que tem a perícia técnica para montar os explosivos nos veículos".

"Ao que parece, se trata de um engenheiro eletrônico. Em todo caso, se trata de uma pessoa que estava utilizando tecnologia bastante avançada", declarou o prefeito.

Mockus afirmou que "existem muitos elementos que apontam claramente que os autores das tentativas frustradas de atentados são as Farc".

Leia mais:
  •  Polícia descobre em Bogotá 3 carros-bomba teleguiados


  • Outros destaques:
  •  Iêmen diz que mísseis apreendidos eram para seu Exército

  •  Acidente de trem mata 14 e fere 74 em Cuba

  •  Americano é acusado de matar cinco membros de sua família

  •  Navio com mísseis ia para o Oriente Médio, diz Espanha

  •  Venezuela entra no 10º dia de greve quase sem petróleo

  •  Soldados de Israel matam militante em fuga na Cisjordânia



  • Leia mais notícias de Mundo

    Leia mais no especial Colômbia
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade