Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2003 - 07h37

Democratas criticam Bush por causa do Iraque e da Coréia do Norte

da France Presse, em Washington

O líder do Partido Democrata no Senado dos EUA, Tom Daschle, acusou ontem a administração do presidente George W. Bush de não ter informado o Congresso sobre sua política para o Iraque e Coréia do Norte.

"Há uma crescente frustração entre os legisladores diante da falta de vontade da Casa Branca de trabalhar com o Congresso sobre temas tão importantes, o que é muito preocupante", disse o senador de Dakota do Sul numa entrevista à imprensa.

"Tenho que ler os jornais ou ver a televisão para saber quais são as posições oficiais da administração sobre o Iraque e Coréia do Norte", acrescentou, afirmando que a Casa Branca não fez até o momento nenhuma reunião para informar os legisladores e nem elaborou nenhum relatório.

"O governo não respeita as cláusulas da resolução sobre o Iraque", aprovada em outubro pelo Congresso e pelas quais a Casa Branca deveria informar os legisladores sobre a evolução da situação, acrescentou.

Daschle também criticou severamente Bush por suas dúvidas em relação a crise com a Coréia do Norte.

Depois que Pyongyang decidiu retomar seu programa nuclear, a Casa Branca afirmou que os Estados Unidos não iriam oferecer nenhuma compensação para encerrar o projeto. Mas na terça-feira (14), o presidente Bush reviu essa posição e deu sinais de que pretendia oferecer uma ajuda econômica condicional à Coréia do Norte, se ela deixar de lado suas ambições nucleares.

"Eu apoio esta última posição, já que acredito que é preferível ter um diálogo com a Coréia do Norte, mas estas dúvidas e mudanças de um dia para o outro são muito desconcertantes e criam confusão, tanto na Coréia do Norte como na comunidade internacional", declarou.

Com agências internacionais

Outros destaques:
  •  Apresentador de TV acusado de pedofilia é preso na Inglaterra

  •  Professor universitário é preso nos EUA em caso de peste

  •  Greve entra no 46º dia; Carter encontra Chávez na segunda-feira

  •  Inspetores fazem visita-surpresa a casa de cientista iraquiano

  •  Confrontos em área de plantação de coca na Bolívia matam 11

  •  Imperador do Japão é internado para operar próstata


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página