Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2003 - 07h32

Exército de Israel faz incursão de blindados na faixa de Gaza

da Folha Online

Cerca de 20 blindados israelenses apoiados por três escavadeiras invadiram o setor autônomo palestino de Jan Yunes, sul da faixa de Gaza, na madrugada de hoje, indicaram fontes palestinas de segurança.

A incursão ocorreu perto da colônia israelense de Netzer Hazani.

Os blindados dispararam obuses e usaram metralhadoras pesadas durante a operação, que não deixou feridos, segundo as mesmas fontes.

Ontem, o Ministério das Relações Exteriores da França manifestou sua preocupação depois que dois fotógrafos palestinos que trabalham para agências de notícias internacionais foram agredidos por guardas de fronteira israelenses. Os dois fotógrafos queriam registrar dois jovens palestinos amarrados ao capô de um jipe da polícia.



Jaafar Ashtiyeh, da agência France Presse, e Nasser Ashtiyeh, da Associated Press, receberam socos dos policiais, que os ameaçaram com morte se as fotos forem publicadas.

Os profissionais não ficaram seriamente feridos, mas não puderam tirar a foto do jipe, que circulava com velocidade. Quando tentaram fotografar o veículo, os policiais os detiveram, colocaram os dois palestinos dentro do carro e passaram a bater nas pernas e estômago dos fotógrafos.

Ashtiyeh disse que um dos policiais já o havia agredido e ameaçado de morte em dezembro passado, quando o prendeu fora de Nablus, na Cisjordânia.

Um porta-voz do Exército israelense declarou que iniciou uma investigação para esclarecer o caso.

Outros destaque:
  •  Mulher pede divórcio e marido queima US$ 81 mil do casal

  •  Sauditas prendem acusado de matar americano no Kuait

  •  Exército de Israel faz incursão de blindados na faixa de Gaza

  •  EUA descartam sanções imediatas contra Coréia do Norte

  •  Fórum Econômico Mundial de Davos começa sob neve


  • Leia mais notícias de Mundo

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página