Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2003 - 07h59

Sauditas prendem acusado de matar americano no Kuait

da Folha Onlilne

Os guardas da fronteira saudita prenderam ontem um kuaitiano que confessou ter matado um americano e ferido outro em seu país, anunciou o porta-voz do Ministério saudita do Interior, citado pela agência oficial SPA.

O homem, que será entregue às autoridades do Kuait, foi preso esta manhã quando tentava entrar em território saudita pela fronteira com o Kuait, acrescentou. "No interrogatório (o acusado) confessou ter sido ele a atirar contra americanos na terça-feira (21) no Kuait", disse. A identidade do preso não foi divulgada.

Na terça-feira, um civil americano foi morto a tiros e outro ficou gravemente ferido perto da base americana de Camp Doha, no Kuait, onde os Estados Unidos se preparam para uma possível guerra contra o Iraque.

Em novembro, um policial do Kuait atirou e feriu gravemente dois soldados dos EUA em uma rodovia no sul da cidade do Al Kuait (capital). Em outubro, dois kuaitianos atacaram marines norte-americanos que treinavam em uma ilha, matando um deles.

Cresce no Kuait a preocupação com as consequências de uma possível guerra contra o Iraque, acusado pelos EUA e Reino Unido de possuir armas de destruição em massa. O presidente iraquiano, Saddam Hussein, nega.

Além de uma eventual represália do Iraque contra o Kuait, por meio de mísseis contendo armas químicas, os kuaitianos agora temem a realização de atentados, que estariam sendo planejados, segundo o governo, pelo serviço de inteligência iraquiano.

Mais de 15 mil soldados norte-americanos estão no Kuait para uma possível guerra contra o Iraque.

Com agências internacionais

Outros destaque:
  •  Mulher pede divórcio e marido queima US$ 81 mil do casal

  •  Exército de Israel faz incursão de blindados na faixa de Gaza

  •  EUA descartam sanções imediatas contra Coréia do Norte

  •  Fórum Econômico Mundial de Davos começa sob neve


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página