Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2003 - 22h02

EUA decidirão sobre ação no Iraque "em semanas", diz Powell

da Folha Online

Uma decisão sobre a guerra será tomada nas próximas "semanas", declarou hoje o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, após a apresentação do novo relatório dos inspetores de armas no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Reuters - 7.nov.2002
Colin Powell, secretário de Estado dos EUA
"Ainda há uma oportunidade para a paz, mas nunca alcançaremos esta paz, se reduzirmos a pressão", acrescentou numa entrevista à rede CNN.

Ao ser interrogado sobre o tempo que faltava até uma definição sobre a guerra, Powell respondeu que seria questão de "semanas".

"Continuaremos discutindo no Conselho de Segurança", afirmou Powell sobre uma eventual nova resolução que autorize o uso da força contra Bagdá.

Powell acusou o Iraque de continuar "brincando" com a comunidade internacional. "É sempre o mesmo jogo", disse Powell, referindo-se às promessas de Bagdá de aumentar sua cooperação com os inspetores da ONU.

O chefe dos inspetores de armas das Nações Unidas, Hans Blix, entregou ao Conselho de Segurança da ONU um relatório ambíguo, que pode tanto dar argumentos ao discurso linha-dura dos Estados Unidos quanto sustentar as posições de outros países contra a guerra ao Iraque.

Segundo Powell, "ainda há uma chance para a paz, mas não alcançaremos a paz se recuarmos na pressão, se deixarmos parecer que não temos a determinação de ir ao confronto se for necessário para desarmar o Iraque".

Em seu discurso no Conselho de Segurança das Nações Unidas após a apresentação dos relatórios dos chefes de inspetores de armas, Hans Blix e Mohamed ElBaradei, Powell afirmou que o Iraque vai sofrer sérias consequências por não seguir à risca a resolução 1441 da ONU.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Leia o discurso de Colin Powell na ONU
  • Leia discurso de ElBaradei na ONU em português
  • Leia discurso de Blix na ONU em português

    Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página