Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2009 - 12h41

Veja os atentados mais violentos no Paquistão desde 2007

Publicidade

da Folha Online

Um homem-bomba explodiu nesta sexta-feira durante as celebrações do dia sagrado muçulmano e matou ao menos 48 pessoas em uma mesquita, cidade de Khamrud, no Paquistão. Cerca de 70 foram feridos e encaminhados a hospitais.

O atentado ocorreu no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "[anunciou]": sua nova estratégia para o combate ao terror no Afeganistão, que inclui expandir os esforços também ao Paquistão, que passará a receber US$ 1,5 bilhão anual em ajuda dos EUA.

Veja os atentados mais violentos no país desde 2007:

2009

27 de março Ao menos 48 mortos em um atentado suicida durante a hora da oração em uma mesquita de Khamrud, cidade da zona tribal de Khyber, na fronteira com o Afeganistão.

20 de fevereiro Ao menos 30 mortos em um atentado suicida durante o funeral de um líder xiita assassinado no noroeste do Paquistão.

5 de fevereiro 35 mortos quando um terrorista suicida acionou a carga explosiva na porta de uma mesquita xiita na cidade de Dera Ghazi Khan (centro do Paquistão).

*

2008

28 de dezembro pelo menos 41 mortos em um atentado contra um posto policial em Buner (noroeste).

5 de dezembro pelo menos 27 mortos em dois atentados a bomba em mercados no noroeste de Paquistão.

10 de outubro um terrorista suicida detona os explosivos que levava consigo em um encontro de líderes tribais antitalebans no distrito de Orakzai, matando pelo menos 40 pessoas.

20 de setembro um caminhão-bomba explode em frente ao hotel Marriott, um dos maiores de Islamabad, matando pelo menos 60 pessoas.

6 de setembro um atentado suicida mata 33 pessoas junto a um posto de controle policial e militar próximo a Peshawar.

21 de agosto ao menos 57 mortos em um duplo atentado suicida contra a principal fábrica de armamentos do Paquistão, próximo de Islamabad.

6 de julho 15 mortos em um atentado suicida contra a polícia em Islamabad.

10 de março 26 mortos em um duplo atentado suicida em Lahore (leste).

2 de março um terrorista aciona uma bomba no tradicional encontro de chefes tribais no distrito de Darra Adam Khel, matando 43 pessoas.

29 de fevereiro um terrorista suicida mata 44 pessoas que assistiam a um funeral em Swat.

16 de fevereiro 37 mortos em um atentado suicida com carro-bomba em um evento eleitoral da oposição em Parachinar (noroeste).

*

2007

27 de dezembro assassinato da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto em um atentado suicida praticado por um terrorista suicida, que deixou dezenas de mortos e vários feridos.

21 de dezembro pelo menos 50 mortos em um atentado suicida em uma mesquita do noroeste do país.

18 de outubro atentados a bomba contra a ex-primeira ministra Benazir Bhutto em seu retorno ao país depois de oito anos no exílio deixam pelo menos 139 mortos em Karachi, mas a política escapa ilesa.

19 de julho três atentados suicidas deixam mais de 50 mortos no noroeste.

15 de julho dois atentados suicidas matam 47 pessoas no noroeste do Paquistão, 26 delas em um centro de recrutamento de policiais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página