Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2003 - 20h05

Tropas dos EUA tomam Tikrit, último foco de resistência iraquiana

da Folha Online

As tropas dos EUA tomaram hoje Tikrit, norte do Iraque, considerado o último reduto dos seguidores do ex-presidente Saddam Hussein.

Os tanques dos Estados Unidos chegaram hoje ao centro de Tikrit. Em seguida, os soldados norte-americanos tomaram o Palácio Presidencial da cidade-natal de Saddam Hussein.

Reuters
Estátua de soldado iraquiano "observa" destruição de palácio Presidencial em Tikrit
Apesar de o ministro da Defesa britânico, Geof Honn, ter dito que a tomada do local pode representar o fim da guerra, os residentes de Tikrit (a cidade natal de Saddam Hussein) não receberam os soldados americanos com entusiasmo.

Os tanques e blindados dos EUA chegaram aos centro de Tikrit pela estrada que leva a Kirkuk, próximo a uma ponte sobre o rio Tigre, danificada pelos bombardeios.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jack Straw, disse hoje que as tropas da coalizão anglo-americanas estavam surpresas com a rapidez com que conseguiram assumir o controle das principais cidades no Iraque, impondo vitória sobre o regime de Saddam Hussein.

"As ações militares terminaram muito mais rápido do que nós prevíamos porque o regime de Saddam era muito mais frágil do que imaginávamos", disse.



Reunião

Um encontro liderado pelos EUA será realizado amanhã em Nassiriah (sul do Iraque). Participarão da reunião líderes religiosos e da oposição iraquiana. O objetivo da reunião é mapear o futuro político pós-guerra do país.

Muitos iraquianos vêem o encontro com ceticismo, mas dizem que qualquer governo é melhor do que a anarquia e a desordem que varreram boa parte do país desde que Saddam Hussein foi derrubado.

O encontro em Nassiriah terá coordenação do general reformado norte-americano Jay Garner, líder de uma administração de transição encarregada de governar o Iraque imediatamente após a guerra.

O principal grupo de oposição muçulmano xiita iraquiano afirmou hoje que boicotaria o encontro.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página