Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2003 - 08h54

Começa eleição presidencial no Paraguai

da France Presse, em Assunção

As eleições gerais paraguaias começaram hoje às 7h (o mesmo horário em Brasília), com uma breve cerimônia que contou com uma centena de observadores internacionais para supervisionar o evento.

Na cerimônia, o presidente do Tribunal Superior da Justiça Eleitoral, Alberto Ramírez, agradeceu a presença dos observadores internacionais, especialmente a colaboração do Brasil e da OEA (Organização dos Estados Americanos) para instalar o sistema de urnas eletrônicas, que "nos permitirá entregar ainda esta noite os resultados".

As urnas eletrônicas estão sendo utilizadas em 45% das 8.400 mesas eleitorais instaladas, segundo o TSJE, responsável pela organização do pleito.

Tranquilidade

O chefe da missão de observadores da OEA, Santiago Murray, afirmou que, segundo relatório que receberam das autoridades, a eleição começou com tranquilidade em todo o país.

Cerca de 2,5 milhões de eleitores estão convocados para escolher entre nove candidatos um novo presidente para o mandato 2003-2008.

Os principais concorrentes ao cargo são Nicanor Duarte Frutos, do Partido Colorado, Pedro Fadul, do Movimento Independente Pátria Querida, e Julio César Franco, do Partido Liberal.

Também serão eleitos 45 senadores, 80 deputados, 17 governadores e 191 membros de juntas (legislativas) regionais.

A votação será encerrada às 16h, e o TSJE anunciou que espera entregar os resultados parciais às 20h.

Leia mais
  • "Política não é racional", diz o candidato favorito no Paraguai
  • Paraguai usa urnas eletrônicas brasileiras
  • Conturbado, Paraguai elege presidente hoje
  • Candidato governista lidera pesquisas presidenciais no Paraguai

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página