Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2003 - 14h44

Premiês de Índia e Paquistão restabelecem contato

da Folha Online

Os primeiros-ministros da Índia e do Paquistão conversaram por telefone hoje com a intenção de melhorar as relações bilaterais entre os países. Foi o primeiro contato entre autoridades importantes dos dois países rivais, possuidores de armas nucleares, desde que se aproximaram da guerra no ano passado.

Segundo a agência Reuters, fontes oficiais disseram que o premiê paquistanês Mir Zafarullah Khan Jamali falou com o premiê indiano Atal Behari Vajpayee por cerca de dez minutos. Jamali saudou a oferta de conversas sobre paz feita por Vajpayee no começo deste ano.

Disputa

Os dois países disputam a região da Caxemira. O controle sobre a região foi causa de duas das três guerras (1948-1949, 1965 e 1971) já travadas entre Índia e Paquistão desde 1947 -ano em que ambos os países se tornaram independentes do Reino Unido.

A Caxemira é uma região montanhosa ao norte dos dois países. Grande parte da população da região é muçulmana e quer a anexação ao Paquistão, que a Índia, de maioria hindu, nega. Atualmente, dois terços do território estão sob domínio indiano e o restante sob controle do Paquistão e da China.

A rivalidade levou a uma corrida armamentista que culminou com a entrada de Índia e Paquistão, em 1998, no clube dos países detentores de armas nucleares. Ambos desenvolveram ao máximo sua infra-estrutura militar. Desde então, as hostilidades na Caxemira passaram a ser acompanhadas com mais atenção pela comunidade internacional.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página