Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2003 - 17h03

Índia propõe ''planejamento'' antes de reunião com Paquistão

da Folha Online

O primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee, disse hoje que um ''cuidadoso planejamento'' deve ser feito antes de ocorrer qualquer reunião entre os dirigentes da Índia e do Paquistão.

Vajpayee fez o comentário em resposta a uma carta escrita pelo primeiro-ministro paquistanês, Mir Zafarullah Khan Jamali, que convidou-o a visitar o Paquistão para manter discussões, disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Índia Navtej Sarna.

''O primeiro-ministro destacou a necessidade de uma cuidadosa preparação de terreno, a fim de que possa haver compromissos significativos do mais alto nível'', disse Sarna.

Fontes do governo indiano disseram que estas declarações ''não devem ser interpretadas como resistência nem como uma anuência'' à proposta de Jamali.

Aceno à paz

Ontem, o primeiro-ministro indiano propôs a retomada das negociações de paz com o Paquistão e acenou com a restauração total das relações diplomáticas e a retomada dos vôos entre os dois países.

''Por quanto tempo continuaremos a lutar contra o Paquistão? Queremos dar ao Paquistão mais uma chance, por razões não de fraqueza, mas de autoconfiança'', disse o premiê ao Parlamento indiano, em Nova Déli.

A Índia e o Paquistão -que já lutaram três guerras desde a independência de ambos do Império Britânico, em 1947- cancelaram o transporte aéreo e ferroviário entre seus territórios e retiraram seus embaixadores das respectivas capitais após um ataque terrorista contra o Parlamento indiano, em 2001.

A Índia acusou militantes islâmicos supostamente baseados no Paquistão pelo ataque e acusou Islamabad de apoiar extremistas que lutam contra o domínio indiano na Caxemira (majoritariamente muçulmana). O Paquistão negou envolvimento e admitiu dar apenas apoio moral aos militantes islâmicos da Caxemira.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página