Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2003 - 21h50

Uribe autoriza extradição de guerrilheiro das Farc para os EUA

da France Presse, em Bogotá

O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, autorizou hoje a extradição para os Estados Unidos do guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Nelson Vargas Rueda, acusado de ter participado em 1999 do assassinato de três indigenistas americanos, informou um porta-voz da Casa de Governo.

Reuters - 27.mai.2002
Alvaro Uribe, presidente da Colômbia
Vargas Rueda, conhecido como "El Marrano", que está detido numa prisão de alta segurança de Bogotá, enfrenta acusações de uma corte do distrito americano da Columbia por homicídio e conspiração.

O Palácio presidencial lembrou que se trata do primeiro rebelde das Farc a ser enviado do país andino à Justiça americana.

Por causa do sequestro e posterior assassinato dos indigenistas Terence Freitas, Ingrid Washinawatok e Lahee'Enay Gay, Washington solicitou a Bogotá a extradição de Vargas Rueda e de outros quatro membros das Farc, entre eles o foragido Germán Briceño, chamado de "Grannobles", irmão do número dois do grupo guerrilheiro, Jorge Briceño, conhecido como "Mono Jojoy".

Freitas, Washinawatok e Gay, que trabalhavam na Colômbia com a comunidade indígena U'wa, foram feitos reféns pelas Farc em 25 de fevereiro de 1999. Seus corpos foram encontrados crivados de balas oito dias mais tarde no Departamento (Estado) colombiano de Araúca (leste).

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página