Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2009 - 08h33

Vice dos EUA chega a Kosovo como herói e defende independência

Publicidade

da Folha Online

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou nesta quinta-feira a Kosovo, onde o clima era de entusiasmo, diferentemente da fria recepção ao democrata na Sérvia. Em Pristina, Biden defendeu a "integridade territorial e sociedade multi-étnica" da ex-Província sérvia que declarou independência unilateral no ano passado.

O avião Air Force Two pousou no aeroporto de Pristina, procedente de Belgrado, onde Biden propôs ao governo da Sérvia a retomada das relações bilaterais, seriamente abaladas pelo apoio de Washington à independência de Kosovo.

Hazir Reka/Reuters
Vice dos EUA, Joe Biden, cumprimenta crianças em sua chegada a Kosovo
Vice dos EUA, Joe Biden, cumprimenta crianças em sua chegada a Kosovo

Biden foi recebido com entusiasmo por centenas de albano-kosovares, dentro de seu giro pelos Bálcãs. Ele permanece um dia no país, cuja independência foi apoiada pelos EUA.

O vice-presidente americano é considerado um herói no Kosovo, já que impulsionou durante anos a diplomacia americana contra o autoritário ex-presidente sérvio Slobodan Milosevic e a favor de uma independência kosovar.

Biden foi recebido no aeroporto de Pristina pelo ministro de Relações Exteriores kosovar, Skender Hyseni, e em seguida foi de helicóptero ao centro da cidade.

O primeiro-ministro do Kosovo, o ex-líder guerrilheiro Hashem Thaçi, disse antes da chegada de Biden que sua visita é "histórica" para a pequena república, considerada uma das mais pobres da Europa.

A imprensa local também festeja hoje a visita de Biden, e muitas das manchetes dizem que "nosso homem chegou a Pristina". Vários jornais publicaram diferentes artigos escritos por Biden nos quais defende e exige a independência do Kosovo.

O vice-presidente se reunirá hoje com toda a cúpula kosovar.

Na reunião com o presidente Fatmir Sejdiu, quem lhe entregou a mais alta condecoração local, a Medalha de Ouro da Liberdade, Biden afirmou que Kosovo deve "manter sua integridade territorial e sua sociedade multi-étnica". Ele afirmou ainda que o reconhecimento de Kosovo pelos EUA é um assunto "irreversível".

A independência do Kosovo foi reconhecida até agora por 60 países, entre eles EUA, Japão e a maioria dos países da União Europeia (UE). No entanto, a Sérvia continua lutando contra a independência de sua província, com um processo no Tribunal Penal Internacional, que determinará nos próximos meses a legalidade da proclamação unilateral de soberania do Kosovo.

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página