Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2003 - 21h09

Exército colombiano mata 29 guerrilheiros das Farc em combate

da France Presse, em Bogotá

O Exército colombiano matou hoje 29 guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em combates no departamento de Vichada, na fronteira com a Venezuela, revelou a ministra da Defesa, Marta Lucía Ramírez.

A funcionária ressaltou que os embates ocorreram durante uma operação de combate às drogas e que dois militares ficaram feridos.

Segundo Ramírez, 23 rebeldes foram mortos quando se deslocavam em um caminhão e outros seis caíram em um tiroteio na mesma zona.

"Foi uma operação contra o narcotráfico que envolveu uma coluna da guerrilha. Nossa força manteve um combate em que morreram 29 membros das Farc", afirmou a ministra.

Segundo algumas versões, que Ramírez não pôde confirmar, no confronto teria morrido o comandante da Frente 16 das Farc, Tomás Medina Caracas (Negro Acacio).

"Isto só poderá ser determinado quando for realizada a identificação dos corpos, mas não acredito nesta versão", disse a ministra.

"Negro Acacio" é acusado por Bogotá e Washington de coordenar as atividades de narcotráfico das Farc nas selvas do sul da Colômbia, incluindo a troca de cocaína por armas com a intervenção do traficante brasileiro Luiz Fernando da Costa (Fernandinho Beira-Mar), atualmente preso no Brasil.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página