Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2003 - 21h49

Equador propõe mediação da ONU para conflito na Colômbia

da France Presse, em Cuzco (Peru)

O presidente do Equador, Lucio Gutierrez, afirmou ter apresentado hoje a seu colega colombiano, Alvaro Uribe, uma proposta de paz que prevê a mediação da ONU na solução do conflito guerrilheiro da Colômbia.

A proposta equatoriana inclui ''solicitar ao secretário-geral das Nações Unidas (Kofi Annan) que exorte as Farc [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia] e outras forças guerrilheiras da Colômbia a declararem o cessar-fogo'', disse Gutierrez depois de se reunir com Uribe.

''Se o secretário aceitar nossa proposta e fizer essa exortação, estará falando em nome de todas as nações democráticas do mundo'', acrescentou Gutiérrez.

Os dois presidentes conversaram por aproximadamente meia hora no hotel Monasterio, o antigo convento espanhol sede das reuniões técnicas prévias à cúpula presidencial que acontecerá a partir de amanhã em Cuzco, nos andes peruanos.

O tom do encontro foi ''amigável'' e a idéia foi bem recebida pelo presidente colombiano, destacou Gutierrez.

A proposta será apresentada pelo Equador durante as sessões plenárias do Grupo do Rio, que contará com a participação dos chefes de Estado de Brasil, Peru, Guatemala, Bolívia, Equador, Colômbia, Honduras, México, Venezuela e Chile.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página