Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2003 - 16h13

Farc prometem "batalha decisiva" e pedem "governo alternativo"

da Folha Online

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) disseram hoje em uma mensagem em seu site na internet que se preparam para "travar batalhas decisivas", informou a agência Associated Press.

Na mensagem, as Farc também se oferecem para diálogos clandestinos com outros colombianos --incluindo comandantes das forças armadas do país- para criar um "governo alternativo" que nomearia um candidato para concorrer ao cargo de presidente.

A declaração veio no mesmo dia em que um menino de seis anos morreu em ataque rebelde a um posto policial em San Vicente (250 km ao sul de Bogotá), onde no passado eram realizadas negociações de paz entre o governo e as Farc.

Guerra

O general do Exército Jorge Enrique Mora, comandante das Forças Armadas colombianas, disse jornalistas que o Exército continuaria a "atingir os rebeldes e perseguí-los em cada canto da Colômbia".

Há pouca probabilidade de que a proposta da guerrilha seja levada a sério. Os líderes eleitos da Colômbia e o Exército consideram as Farc terroristas traficantes de drogas sem agenda política.

Pesquisas mostram que apenas 3% dos colombianos têm opinião favorável às Farc, enquanto o presidente Alvaro Uribe tem índice de aprovação de 71%.

Cerca de 3.500 pessoas, a maioria civis, morrem todo ano na guerra civil da Colômbia, que contrapõe as Farc e um grupo rebelde menor ao Exército colombiano e a vários grupos paramilitares ilegais.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página