Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2003 - 11h06

Carro explode perto de QG da coalizão em Bagdá

da Folha Online

Um carro explodiu hoje perto do quartel-general das forças da coalizão anglo-americana no centro de Bagdá, afirmaram testemunhas e o Exército dos Estados Unidos.

A explosão ocorreu às 16h40 (9h40 em Brasília), segundo um porta-voz militar americano.

Ainda não há informações sobre a causa da explosão e a existência de vítimas, disse a fonte.

Segundo um correspondente da agência de notícias Reuters que foi ao local da explosão, o carro tinha placa de uma representação diplomática. Ele declarou ainda que uma equipe de bombeiros estava no local e que soldados americanos patrulhavam a área.

O incidente ocorreu às vésperas de 16 de julho, data de aniversário da chegada ao poder do derrocado presidente Saddam Hussein, enquanto as tropas americanas temem novos ataques.

Em outro ataque em Bagdá hoje, um soldado americano da Terceira Divisão de Infantaria morreu e seis foram feridos, disse um porta-voz militar dos EUA, Giovanni Llorente.

O ataque ocorreu um dia depois da reunião do primeiro executivo da era pós-Saddam Hussein, enquanto as forças americanas lançaram a quarta ofensiva contra os partidários do presidente deposto.

Os soldados foram atacados com lança-granadas às 6h (23h de ontem em Brasília), no bairro de Al Mansour.

Um outro soldado americano ficou gravemente na área leste da capital, após o seu veículo ser atingido por um foguete, segundo testemunhas.

De acordo com elas, o veículo foi alvejado por volta das 8h (1h em Brasília) quando seguia por uma rua que dá acesso ao aeroporto de Bagdá. As autoridades americanas no Iraque ainda não comentaram este incidente.

Eleva-se agora a 79 o número de soldados americanos mortos desde o dia 1º de maio, quando o presidente dos EUA, George W. Bush, declarou o fim dos principais combates no Iraque --32 em combates e 47 em outros incidentes. Seis soldados britânicos morreram em combates nesse período.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página