Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2003 - 16h13

Dez rebeldes morrem em combates com o Exército colombiano

da France Presse, em Bogotá

Autoridades militares colombianas informaram hoje que 10 guerrilheiros e um soldado foram mortos em intensos combates entre o Exército e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em zonas rurais dos Departamentos de Tolida e Cundinamarca.

As tropas das 6ª e 13ª Brigadas do Exército mataram cinco rebeldes de uma frente das Farc numa área rural do município de Guaduas, em Cundinamarca --onde fica a capital do país--, revelou o general Reinaldo Castellanos, comandante da 5ª Divisão do Exército.

''Os cinco eram membros da frente 22 das Farc, grupo de sequestro e extorsão. As tropas ainda encontraram armamentos e munição'', ressaltou Castellanos.

Nas proximidades do município de Planadas, em Olima, outros cinco guerrilheiros morreram em choques com efetivos da 6ª Brigada do Exército, assegurou o general.

Os confrontos, que começaram ontem e continuaram hoje, deixaram também um soldado morto e quatro feridos ao caírem em um campo minado pelos guerrilheiros.

''As operações prosseguem nestas áreas, tanto em Tolima como em Cundinamarca, contra as Farc. E há também outras ofensivas contra os paramilitares'', frisou o oficial.

As Farc são a principal guerrilha do país, com 17 mil combatentes, inimigas das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC, paramilitares de extrema-direita), com cerca de 13 mil homens.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página