Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2009 - 20h50

Polícia mexicana detém chefe de cartel procurado pelos EUA

Publicidade

da Efe, no México

A polícia do México deteve, em Tijuana, Manuel Ivanovich Zambrano, conhecido como El Jimmy, suposto operador do cartel de Tijuana procurado pela agência antidrogas americana (DEA), informou neste sábado a Secretaria de Segurança Pública mexicana.

El Jimmy foi encontrado na zona norte da cidade fronteiriça, limite com os EUA, como resultado de trabalhos de inteligência. Ele fugiu em seu veículo após notar a presença policial, o que levou a uma perseguição acabou com a captura do "capo" metros depois.

O chefe do cartel estava com dezessete armas, assim como quase 4 mil cartuchos e 145 carregadores de diversos calibres.

El Jimmy pertencia ao grupo de Gustavo Rivera Martínez, El Gus, capturado em março no mesmo Estado mexicano, na Baixa Califórnia. Após este incidente, o agora detido passou a ocupar a chefia do grupo e ficou sob sua responsabilidade grande parte do trânsito de drogas para os EUA.

O detido é considerado parte da nova geração de narcotraficantes que opera na fronteira, sob o comando de El Ingeniero, como é conhecido o líder do cartel de Tijuana, Fernando Sánchez Arellano.

Além disso, está entre os principais "vices" da organização criminosa, devido a papel no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro.

El Jimmy é o terceiro suposto narcotraficante mais procurado na lista do cartel de Tijuana da DEA.

Nos últimos anos, a organização criminosa foi duramente atingida pela lei e vários de seus chefes foram detidos e extraditados aos Estados Unidos, apesar de que continuarem a atividade e a violência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página